O Diário Económico avança que a agência de rating Moody’s considera que “projeções de crescimento subjacentes ao Orçamento [do Estado para 2016] são otimistas, estando acima de 2%”. A analista responsável por seguir a economia portuguesa, Kathrin Muehlbronner, adianta que Portugal “deverá atingir uma taxa de crescimento mais próxima de 1,6% ou 1,7%”.

A opinião da Moody’s vai ao encontro das projeções da Comissão Europeia, que apontam para uma taxa de crescimento na ordem dos 1,7%, ao contrário dos 2,1% estimados pelo Governo. “Acreditamos que reduzir o défice orçamental para 2,6% do PIB vai revelar-se um desafio”, avançou Muehlbronner ao Diário Económico.

A analista está preocupada que António Costa repita erros do passado. “Uma estratégia focada no consumo privado e no aumento dos salários acima do crescimento da produtividade poderá resultar no regresso aos antigos desequilíbrios da economia portuguesa, com défices da balança corrente e uma perda de competitividade internacional”, defende a especialista da agência de rating.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR