É um spin-off de três instituições da Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências, Faculdade de Medicina Dentária e Instituto Nacional de Investigação Agrária – e acaba de receber 1,6 milhões de euros numa ronda de investimento semente liderada pela Caixa Capital. Chama-se BioMimetx e desenvolveu uma solução biocida (que destrói ou impede o desenvolvimento de organismos vivos) para impedir que organismos – como algas – se fixem numa superfície.

“Este investimento é crucial para continuarmos a desenvolver o nosso produto os esforços que temos destinando à regulação do mesmo”, afirmou o cofundador Patrick Freire, em comunicado, acrescentando que esta ronda permitia “estar mais perto do mercado”.

A BioMimetx foi fundada por Gonçalo Costa, Romana Santos e Patrick Freire e foi a startup vencedora do COHiTEC 2014 – programa de aceleração da Cotec com vista à comercialização de tecnologias e apoiando a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de Investigação & Desenvolvimento.

O primeiro produto da empresa vai ser incorporado em tintas náuticas, mas os compostos trabalhados pela BioMimetx podem ser aplicados em diversas indústrias, como a biotecnologia, a agricultura ou saúde. Em dezembro de 2014, a empresa já tinha recebido 100 mil euros de investimento da Caixa Capital.

Participaram na ronda de investimento a Intercapital, veículo de investimento liderado por João Paulo Champalimaud, e a Teak Capital, liderada pela família Moreira da Silva. Para Stephan Morais, administrador executivo da Caixa Capital, o produto da startup pode “revolucionar a área da indústria biotecnológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR