Em abril, as transações correntes do Brasil apresentaram um excedente de 412 milhões de dólares (369,1 milhões de euros), o primeiro resultado positivo do país neste período desde 2009, informou hoje o Banco Central.

As transações correntes do Brasil são compostas pela balança comercial, pelos serviços e pelas receitas das exportações, sendo um dos principais indicadores do setor externo.

Com a subida do dólar e a recessão económica a agravar-se, a procura por produtos e serviços do exterior diminuiu, melhorando as transações correntes brasileiras.

Os dados do Banco Central mostraram também uma melhoria no saldo negativo da conta corrente, que é agora de 6,8 mil milhões de dólares (6,1 mil milhões de euros).

No acumulado dos últimos doze meses, porém, o país acumula um saldo negativo de 34,1 mil milhões de dólares (30,5 mil milhões de euros), equivalente a 1,97% do Produto Interno Bruto (PIB).

No último mês, os investimentos diretos no país alcançaram 6,8 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros), dos quais 4,8 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) foram em participação no capital.

De janeiro a abril, o défice nas contas externas do Brasil caiu para 7,1 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros), contra os 31,9 mil milhões de dólares (28,6 mil milhões de euros) no mesmo período de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR