Madrid será a capital europeia com a maior frota de táxis eléctricos do mundo, fruto do acordo estabelecido entre a marca japonesa e a empresa espanhola La Ciudad del Taxi. O negócio prevê o fornecimento de 110 Leaf de 30 kWh, a mais recente versão do automóvel de passageiros zero emissões da Nissan, que beneficia de autonomia acrescida em 26%, o que lhe permite cumprir até 250 km com uma única carga. Para o fecho do contrato terão pesado ainda factores como custos de operação quatro vezes mais baixos e de manutenção 40% mais reduzidos, do que num automóvel com motor térmico.

Importante para este desfecho foi, também, a postura política (nacional, regional e local) adoptada para o sector no país vizinho. Enquanto que a região de Madrid estabeleceu um programa de bolsas destinado a reforçar o seu compromisso com a mobilidade eléctrica (a apresentar durante o mês de Junho e ao qual se poderão candidatar todos os profissionais do sector, incluindo os motoristas de táxi), o Conselho Municipal de Madrid estará pronto para instalar a infra-estrutura de carregamento rápido em toda a cidade, ao passo que o Governo Regional vai disponibilizar 2 milhões de euros para apoiar a mobilidade sustentável de emissões zero e 100% eléctrica.

A Nissan tem já cerca de 800 veículos eléctricos (e-NV200 e Leaf) a circular enquanto táxis na Europa, com destaque para Amesterdão, com 100 Nissan Leaf e Nissan e-NV200, e Budapeste, onde operam 65 Leaf.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR