Ser adulto. Há uma altura em que as diferenças são notórias, não há como negar. Conselhos como “aproveita agora, enquanto podes”, “vais querer fazer e não vais ter tempo” sempre foram recebidos com desdém, como se de imaginação se tratasse.

Mas, de repente, justificações como “estou muito cansado”, “não tenho paciência para essas coisas”, “gosto mesmo do meu sofá”, “tenho de ir tratar do jantar” ou “a música do vizinho está muito alta”, começam a fazer sentido. Todo o sentido.

Foi por isso que, aos 27 anos, a designer Cristina Vanko criou a série de ilustrações “100 days of adulting”, 100 imagens que demonstram situações com que vários adultos se deparam no dia-a-dia, um género de “sabe que é adulto quando isto lhe acontece”.

“O objetivo deste trabalho é documentar momentos que me fazem perceber que já sou adulta. Adoro ler as reações das pessoas às situações que publico. As pessoas começam, de facto, a comentar e a conversar sobre aquela realidade. E é muito engraçado também ver os seguidores a partilhar as suas histórias”, diz Cristina ao Observador.

Reunimos algumas destas 100 ilustrações na galeria de imagens inicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR