Este fim de semana, por todo o país, realizam-se as Jornadas Europeias do Património. Há visitas guiadas, ateliês de pintura, oficinas pedagógicas, recriações e encenações históricas, espetáculos e muito mais nos museus e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural. A entrada para a maior parte das atividades é gratuita, por isso, consulte a agenda cultural aqui e vá a um museu perto de si.

Separador-NORTE

Quem estiver por Braga pode ir espreitar o Festival Encontros da Imagem que decorre até dia 5 de novembro. Sob o tema “Felicidade, um lugar ao sol” esta mostra de fotografia internacional terá mais de 200 fotógrafos que irão integrar as exposições divididas por 15 espaços da cidade. Desde os mais tradicionais como o Museu da Imagem e a Casa dos Crivos, até espaços ocupados de forma alternativa, como é o caso da Casa Esperança. Durante o dia de sábado poderá apreciar, entre outras sugestões, as imagens de Malick Sidibé com a exposição “La Vie en Rose” e as de Sam Harris em “The Middle of Somewhere”. À noite há uma gala no Teatro do Circo às 21h30 e uma After Party no Juno Café depois da meia-noite.

Sam Harris - The Middle of Somewhere 01121_DSC2493

Sam Harris, “The Middle of Somewhere”

Neste sábado o Douro Jazz, em Vila Real, apresenta Sérgio Carolino 2 em 1: Tubax e Tubab Duos. O tubista português Sérgio Carolino irá mostrar alguns dos seus inúmeros projetos musicais. Foram escolhidos dois dos seus carismáticos duos. Pode contar com a criatividade e com os sons de tubas, contrabaixo, bateria e muito mais. A sessão começa às 21h30, no Teatro Vila Real. O preço dos bilhetes fica entre os 3,50 e os 5 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aqui o duo Tubax que promete irá certamente animar com o seu talento.

Duo Tubax e companhia

Chegaram as Festas do Outono a Serralves. Como é habitual, a nova estação é celebrada com música, teatro, jogos, oficinas e exposições. A entrada é gratuita e estão todos convidados a aproveitar percursos de descoberta da fauna e da flora do Parque, a redescobrir as práticas ancestrais ligadas à produção de pequena escala, a contactar com as raças autóctones de animais domésticos da Quinta e conhecer práticas mais sustentáveis para a preservação dos recursos essenciais à vida.

Para nos despedirmos das noites quentes, temos a 24ª Edição das Noites Ritual, nos dias 23 e 24, com entrada livre nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Cada noite terá 4 concertos a começar com Fandango e Marta Ren & The Groovelvets, no Palco Ritual, e The Black Zebra e Palankalama no Palco Rituais Emergentes. Na segunda noite há Peixe:Avião, Sean Riley & The Slowriders, The Twist Connection e CRU.

E é já este domingo, entre as 15h e as 20h00, que se realiza mais um Pink Market with Porto Sunday Sessions, no Jardim do Passeio Alegre. Este é um mercado com exposição e venda de arte, vintage e antiguidades. Claro que, quem andar por ali terá muita animação ao longo do dia, com música, dança e workshops. O principal objetivo deste evento é a dinamização do comércio local e a divulgação de novas marcas nacionais.

O ambiente é descontraído no Pink Market with Porto Sunday Sessions.

Separador-CENTRO

Este sábado às 21h30 no Largo da Sé, em Viseu, o grupo Trigo Limpo teatro ACERT apresenta uma produção que combina teatro e música. A organização pretende que esta seja uma ocasião para que as persona­gens dos quadros do Museu Nacional Grão Vasco, no seu centenário, saltem das molduras para se certificarem de que as suas memórias fantásticas dão lugar a novas odisseias artísti­cas.

No âmbito das Comemorações do Centenário da Fundação do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, formou-se uma parceria da Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional Grão Vasco com o Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão. A primeira das cinco visitas, Grão Vasco com Música, desta 2ª edição decorrerá já sexta-feira, pelas 18h00, ao som da Guitarra Portuguesa.

Museu Nacional Grão Vasco comemora 100 anos

Museu Grão Vasco, em Viseu

Para quem gosta de bacalhau, mas não percebe nada sobre o peixe, há uma atividade perfeita este sábado: À Descoberta da Rota do Bacalhau. Entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré pode ficar a conhecer os Estaleiros de Construção Naval, os Navios da Pesca do Bacalhau, as Marinhas de Sal, o Navio Museu Santo André e a Lota de Aveiro. O preço por pessoa fica em 12 euros.

Em Óbidos, aproveite para participar no FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos. Até 2 de outubro, a vila vai fervilhar com eventos literários. Entre exposições, conversas com autores e música, os livros são o centro deste festival. As entradas custam entre 5 e 12 euros. Saiba o essencial aqui.

As Festas do Sardoal contam com a atuação dos Diabo na Cruz, este sábado. A entrada é completamente gratuita e a partir das 22h30 pode assistir ao concerto da banda, na Praça da República desta vila do distrito de Santarém.

Separador-SUL

A não esquecer que está a decorrer a Lisbon Food Week até dia 30 de setembro. Aproveite o fim de semana para provar as várias influências gastronómicas na primeira edição deste evento. Existe um roteiro de restaurantes e tascas, onde poderá jantar e conversar com os chefs.

Este sábado a partir das 17h, no Pequeno Auditório na Culturgest celebra-se David Bowie com “Heroes just for one evening: O legado de David Bowie”. O evento começa com uma mesa redonda que será dirigida pela radialista e crítica de música Isilda Sanches e que contará com a participação do cineasta Manuel Mozos, do jornalista e crítico Vítor Belanciano e dos músicos Vítor Rua e Rui Pregal da Cunha. De seguida o público poderá assistir a uma sessão DJing com Miguel Sá, Rui Pregal da Cunha e Svenska. A entrada é gratuita e limita aos lugares disponíveis.

bowie

Na terceira edição do Caixa Alfama é de esperar mais uma celebração do fado, em Lisboa. O bilhete único está à venda nos locais habituais, tem o preço de 38 euros, passando a 45 euros nos dias do festival. Marcarão presença os veteranos Cidália Moreira, Maria da Fé, António Pinto Basto e Artur Batalha. E também nomes conhecidos de gerações mais recentes como Aldina Duarte, Carminho, Gisela João, Marco Rodrigues, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro.

Não esquecer que está a decorrer o festival Lisboa na Rua até dia 1 de outubro. E este fim de semana começa já esta quinta-feira com a Orquestra Jazz de Leiria e uma homenagem a Ella Fitzgerald, na Ribera das Naus, às 19h00. Sexta há Pedro Jóia trio (guitarra+acordeão+baixo) também na Ribeira das Naus às 19h00. E sábado há cinema ao ar livre no jardim do Palácio Pimenta (Museu de Lisboa, Campo Grande) “Les Amants du Pont-Neuf”, de Leo Carax.

A Fundação Calouste Gulbenkian promove o Festival de Jovens Músicos este fim de semana, em Lisboa. Irão realizar-se nove concertos entre sexta e domingo e todos são de entrada gratuita. Além do grande repertório de diferentes períodos e géneros, neste festival serão também ouvidas peças em estreia mundial, incluindo a obra sinfónica vencedora do prémio de Composição SPA-Antena2, escrita por Pedro Lima.

No Real Picadeiro do Colégio dos Nobres, no Jardim Botânico, em Lisboa, entre 23 de setembro a 23 de outubro, está aberta a nova temporada da Rota das Artes. Esta sexta e sábado às 21h00 começa com uma visita inédita em Lisboa dos Solistas da companhia de bailado russa – o Ballet do Teatro Bolshoi — num repertório que abrange os mais famosos ballets em diálogo com dois músicos na linha da melhor escola russa do pianismo – Ludmila Berlinskaya e Arthur Ancelle. Nesta nova temporada da Rota das Artes há uma novidade: 1 euro de cada bilhete vendido reverte para a causa humanitária do doutor Denis Mukwege que ajuda mulheres vítimas de violência no Congo. O preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 65 euros.

De sexta a domingo o Jardim Municipal de Oeiras vai receber o Festival Iminente. A primeira edição deste evento une a música e a arte. Na música há nomes como Linda Martini, Orelha Negra, Ana Moura e Dead Combo. Haverá arte exposta no espaço de vários criadores. A entrada para este festival custa 2 euros por dia.

Acaba este domingo a exposição “Cartoons de Augusto Cid”, na Casa do Cartoon, em Cascais. A entrada é gratuita, por isso, se ainda não viu, aproveite para conhecer 45 trabalhos do cartoonista político.

A Biblioteca Municipal de Faro apresenta esta sexta-feira o filme do mês às 21h30. É o filme francês de 2011 “Comme un Lion”, de Samuel Collardey. Esta é a história de um rapaz de 15 anos do Senegal e que sonha em jogar futebol no Chelsea. Mas é engando por um suporto agente e de repente encontra-se sozinho na Europa e sem um tostão.