Aproveitando o facto de a Porsche celebrar este ano o seu 85º aniversário, a Catawiki, anunciada como a plataforma de leilões na Internet que mais cresce no mundo, decidiu lançar um leilão exclusivamente dedicado a modelos clássicos de uma das mais célebres marcas de automóveis desportivos do planeta. A iniciativa já arrancou, e prolongar-se-á até ao próximo dia 30 de Setembro, no endereço http://catawiki.pt/porsche80

Em praça estarão nada menos do que 35 exemplares especiais de modelos da Porsche, das décadas de 60, 70, 80 e 90 do século passado, valorizados em mais de três milhões de euros, e oriundas das populares gamas 911, 365, 944 e, também da porventura menos conhecida, série 914.

Em lugar de maior destaque, o 911 S Coupe de 1972, um automóvel raro, e que aqui assume ainda maior protagonismo por se encontrar em excelentes condições de conservação, esperando-se que seja arrematado por um valor situado entre 200 mil euros e 230 mil euros.

Igualmente dignos de menção são o 933 Turbo de 1997, que se espera seja vendido neste leilão por mais de 230 mil euros, e o 356, de 1963, que deverá ser arrematado por um valor próximo dos 100 mil euros. Referência, também, para o 911 Targa T 2.2, de 1970, uma unidade ainda em estado totalmente original, nunca restaurado, apesar de contar já com mais de 40 anos, e que por isso deverá ser leiloado por cerca de 150 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sander Houdel, especialista em automóveis antigos, refere a propósito deste leilão que, adquirir um Porsche clássico é sempre um bom investimento, mesmo que a gama da marca seja, hoje, mais alargada do que nunca: “A popularidade dos Porsche vintage vai aumentando ano após ano. Não apenas na Europa, mas também na Ásia e na América, a procura por determinados modelos aumentou drasticamente. Um modelo que está a alcançar um valor cada vez maior é o 911 de 1997. Conseguir ter um destes exemplares nas nossas garagens é ter uma verdadeira relíquia da história automóvel”.

Fundada em 2008 por René Schoenmakers e Marco Jansen, a Catawiki nasceu de uma das maiores comunidades online de colecionistas, tendo lançado o seu primeiro leilão a 25 de Novembro de 2011. Desde então, organizou milhares de leilões de mais de oitenta diferentes categorias, leiloando mais de 30 mil artigos semanalmente, de automóveis clássicos a relógios vintage.

Como é política da empresa, o leilão destes 35 Porsche clássicos será, à semelhança de todos os outros, supervisionado por peritos leiloeiros, que garantem a qualidade e a veracidade dos produtos a leilão. Oferecendo um sistema especial de pagamento simples e seguro, a Catawiki já recolheu financiamento na ordem dos 86 milhões de euros de investidores mundiais, estando presente na Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal.