“Colocou questões e ouviu a experiências” porque Fidel “acompanha tudo o que se passa no dia-a-dia”. Foi assim que Marcelo resumiu o seu encontro histórico com Fidel Castro há exatamente um mês, na visita de Estado do presidente português a Cuba.

Marcelo falou ainda de Fidel como “uma pessoa bem-disposta” e por isso os dois aparecem sorridentes na fotografia do encontro.

É natural que duas pessoas bem-dispostas em certas circunstâncias ou sorriam ou riam mesmo acerca de um comentário qualquer que foi feito, agora não me lembro em pormenor”, declarou então Marcelo aos jornalistas.

Marcelo visitou também a fábrica de charutos de Fidel, a Cohiba, em Havana, e até prometeu que, embora já não seja fumador, talvez fumasse um daqueles charutos quando António Guterres prestar juramento perante as Nações Unidas, no próximo dia 12 de dezembro, cerimónia que acontece no seu dia de anos.

Vou abrir uma exceção. Talvez no dia da tomada de posse do engenheiro Guterres, quem sabe? Que é no meu dia de anos, ainda por cima”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR