A búlgara Kristalina Georgieva, que foi candidata de última hora com apoio da Alemanha ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, demitiu-se do cargo de vice-presidente da Comissão Europeia e comissária do Orçamento para assumir o cargo de CEO do Banco Mundial.

Depois da controversa candidatura de última hora ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, tendo para isso pedido de uma licença sem vencimento dos cargos que ocupava no Executivo comunitário, agora o abandono é de vez. Pode ter falhado a eleição para as Nações Unidas, derrotada por António Guterres, mas conseguiu ser nomeada para o Banco Mundial.

Kristalina Georgieva vai liderar os braços de financiamento do grupo conhecido como o Banco Mundial, reportando apenas ao presidente da instituição, Jim Kim. A búlgara passou pelo Banco Mundial entre 1993 e 2010, tendo sido, mesmo, vice-presidente.

O anúncio foi feito em comunicado pela Comissão Europeia e pelo Banco Mundial. O Executivo comunitário destaca que a decisão partiu da vice-presidente da Comissão Europeia e que para assumir as pastas da búlgara foi escolhido o comissário alemão, Günther Oettinger, até agora responsável pela pasta da Economia Digital.

“É com grande pena que aceitei a decisão de Kristalina Georgieva de se demitir da Comissão Europeia. O facto de ter sido convidada para assumir um papel de liderança no Banco Mundial é um reconhecimento dos inúmeros talentos e profissionalismo de Kristalina Georgieva. Felicito-a pela sua nomeação para estas funções. Kristalina Georgieva foi uma excelente vice-Presidente durante os dois primeiros anos da Comissão que tenho a honra de presidir. Pude sempre contar com a sua determinação em apresentar resultados, o seu aconselhamento estratégico e a sua amizade”, afirmou o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR