Um é verde, outro é tinto. Ambos são portugueses e estão no mais recente e sempre famoso top 10 “Melhor Compra”, assinado pela Wine Enthusiast. Todos os anos — e 2016 não é exceção — a revista norte-americana elabora uma exaustiva lista dos 100 melhores vinhos a preços acessíveis em todo o globo e, à semelhança de qualquer ranking, os primeiros 10 lugares são os mais cobiçados.

Façamos as apresentações: entre vinhos da Rioja, da Sicília e dos EUA, está um néctar da região dos Vinhos Verdes, o branco Aveleda 2015 Quinta da Aveleda, que figura na terceira posição. E a ocupar um sóbrio quinto lugar está o tinto DFJ Vinhos 2013 Paxis que vem de Lisboa, em tempos associada à produção em quantidade em detrimento da qualidade. A publicação atribuiu a ambos 90 pontos.

No total dos 100 vinhos que apresentam uma boa relação preço-qualidade (o vinho deve custar até 15$, o equivalente a 13,66€) marcam presença nove vinhos portugueses — Portugal é, na verdade, o terceiro país com mais vinhos escolhidos, depois dos Estados Unidos (com 31 representantes na lista) e da França (com 13).

Estes números tornam-se ainda mais significativos quando explicamos que a revista teve acesso a mais de 21 mil vinhos de 17 países e produzidos a partir de 30 castas diferentes. A ideia da Wine Enthusiast é criar um guia apostado em vinhos de diferentes estilos, regiões e, acima de tudo, acessíveis.

Os restantes vinhos portugueses a figurar no ranking são oriundos ainda do Douro e do Alentejo. Caso esteja curioso/a, aqui fica a lista dos premiados a nível nacional:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR