Para já, ainda não há conhecimento de acidentes ou danos (físicos ou outros) decorrentes desta situação. Mas a Autoliv, conhecido fabricante de componentes para automóveis, nomeadamente de segurança, alertou a autoridade de segurança rodoviária norte-americana, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), para a possibilidade de poderem ter que ser chamados às oficinais 400 mil automóveis com possíveis problemas de funcionamento nos airbags e cintos de segurança.

Segundo avança a agência Reuters, a própria empresa adianta que os seus produtos estão presentes em cerca de 1.300 modelos de várias marcas em todo o mundo, embora sem especificar quais e de que fabricantes serão os potencialmente afectados. Sabe-se, isso sim, que os elementos em questão são, por um lado, os seus muito utilizados pré-tensores dos cintos de segurança (destinados a evitar que o corpo do ocupante se afaste do respectivo banco em caso de acidente, eliminando a folga do cinto e mantendo-o fixo durante o embate), e ainda um produto que dá início à deflagração do airbag.

Numa das comunicações apresentadas à NHTSA, a Autoliv informa que o elemento potencialmente defeituoso do cinto de segurança, produzido entre 10 de Abril e 15 de Outubro últimos, estará presente em cerca de 267 mil veículos. Em caso de embate, uma pequena peça, denominada “microgerador de gás”, poderá soltar-se e “tornar-se um projéctil no interior do habitáculo”.

Na segunda comunicação, a empresa de Estocolmo faz saber que os airbags e os pré-tensores dos cintos poderão não funcionar em até 114 mil veículos, devido a uma falha numa peça que desencadeia o processo de pré-tensionamento dos cintos e de insuflação dos airbags. Peça essa produzida entre 6 de Julho e 4 de Novembro deste ano.

Neste momento, a Autoliv estará a trabalhar em conjunto com os construtores de automóveis seus clientes, no sentido de determinar que veículos terão instalados estes elementos potencialmente defeituosos, e de decidir quais destes terão de ser chamados às oficinais para substituir esses componentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR