A empresa israelita Mobileye e a Here anunciam o estabelecimento de uma parceria estratégica, que prevê o fornecimento, por parte da Mobileye à empresa especialista em cartografia “inteligente” (apoiada por marcas como a Audi, a BMW, ou a Daimler), da sua tecnologia Roadbook, capaz de compilar e transmitir, em tempo real, dados vários sobre as condições da estrada. Uma solução que será utilizada como adicional de informação para os dados dos mapas da Here, e utilizada na sua plataforma Open Location, destinada a analisar e disponibilizar elementos contextuais aos dados de localização, como forma de incrementar a informação obtida pelos seus sensores.

A integração dos dados de ambas as empresas destina-se a ser utilizada por veículos autónomos, que têm de basear-se na informação colhida em tempo real sobre a sua localização e destino para tomar as suas decisões. O objectivo é criar um mapa de alta-definição sem igual no sector, que passe a ser a referência da condução autónoma.

Tendo em conta o histórico de ambas as empresas, é bem possível que tal desiderato não seja impossível de alcançar. Recorde-se, a propósito, que a Mobileye já estabeleceu acordos com a BMW e a Delphi com vista ao desenvolvimento de sistemas de condução totalmente autónomos, e detém uma quota de cerca de 65% no sector dos sistemas avançados de assistência à condução.

Por seu turno, a Here não só colaborou com empresas de tecnologia como a Microsoft ou a Samsung, como é fornecedora de dados de cartografia de marcas como a Honda, a Hyundai e a Toyota, detendo, ainda, uma quota de mercado de cerca de 75% no que diz respeito aos sistemas de navegação incorporados de série nos automóveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR