790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A Casa da Moeda já tem um museu online

Este artigo tem mais de 5 anos

A Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM) vai inaugurar o Museu Casa da Moeda online, à procura de maior divulgação de um espólio raro e a querer chegar a um público mais vasto.

6 fotos

Desde a moeda utilizada por D. Afonso Henriques até ao euro que usamos hoje, vai ser possível a qualquer dia e a qualquer hora conhecer a coleção de moedas e medalhas da Casa da Moeda que estarão disponíveis no site oficial do Museu Casa da Moeda.

O diretor da Casa da Moeda, Duarte Azinheira, contou ao Observador que “temos uma notável coleção de moedas e medalhas que queremos dar a conhecer a um novo público e tornar acessível a todos os cidadãos, sendo que as mais raras estão disponíveis no Museu do Dinheiro devidamente identificadas.” O novo museu digital arranca com o objetivo de “ser mais inclusivo. Qualquer pessoa, quer seja mais velha ou mais nova, quer esteja em casa ou na rua, pode visitar o site e ter acesso a esta coleção,” acrescenta o diretor. O site bilingue (português e inglês) pretende chegar a qualquer pessoa no mundo.

Até ao final de janeiro, o museu digital irá disponibilizar 10 mil moedas fotografadas em alta definição e anualmente este espólio será aumentado. Além disso, terá ainda “três a quatro exposições temporárias por ano, que estarão na Casa da Moeda e, simultaneamente, no site. A ideia é fazer as exposições em parceria com outros museus da Rede Nacional de Museus,” contou Azinheira.

A primeira exposição temporária do museu digital será “Padrões de Poder” em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia, onde se poderá observar 150 moedas de ouro, prata e cobre, dos séculos VIII a XV, que representam diversas fases da história muçulmana na Península Ibérica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Museu Casa da Moeda tem como missão “preservar o património da coleção de moedas e medalhas da INCM, facilitar o trabalho de historiadores e investigadores académicos e dar a conhecer ao público no geral a história e cultura de Portugal”. O responsável do museu disse que “apesar de sabermos que o nosso público é um público mais velho, todas as Casas da Moeda estão preocupadas em conquistar um público mais novo. Através deste projeto queremos dar a conhecer a nossa coleção utilizando uma linguagem mais apelativa e vídeos explicativos. Este museu pretende somar e ser mais abrangente. Qualquer pessoa pode partilhar as nossas moedas nas redes sociais, através do twitter ou do facebook.”

O Museu Casa da Moeda estará, assim, aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. O diretor revela ainda que “o site está online desde 30 de dezembro e por agora temos dados muito encorajadores mas se algo correr mal podemos sempre adaptar o caminho e fazer alterações”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora