Um pequeno círculo com dois pontos e uma linha curva. Este poderá ter sido o primeiro emoji alguma vez desenhado. Aconteceu em 1635 durante a verificação de documentos relacionados com as contas de uma pequena aldeia na Eslováquia.

Imagem: Barcroft

O advogado assumiu que os documentos estariam em condições e, segundo conta o New York Post com base no jornal Barcroft News, ao assinar os papéis que o atestavam, Jan Ladislaides terá desenhado uma espécie de cara sorridente, como agora é comum de ver no teclado de emojis de qualquer smartphone.

Peter Brindza, diretor dos Arquivos Nacionais em Tencin, Eslováquia, contou ao Barcroft News não ter “a certeza se é o smile mais antigo da Eslováquia ou do mundo, mas garanto que é o mais antigo da região de Trecin”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Peter Brindza com a folha onde o emoji havia sido desenhado. Imagem: Barcroft

Antes desta descoberta, o emoji mais antigo estava datado de 1648 e tinha sido desenhado no poema “To Fortune” de Robert Herrick, em Inglaterra. O desenho encontrado na Eslováquia pode ser interpretado como uma cara estática/neutra, uma expressão indicativa de que existia alguma dúvida referente à aprovação dos documentos, mas Brindza garantiu que não havia nenhum problema com aquelas contas, assumindo assim que se trata de uma cara sorridente.

Imagem: Barcroft

Os responsáveis pelos arquivos da região encontraram ainda um outro documento que, ao que parece, contém o desenho de uma mão de palhaço a apontar com um dedo. Mas ainda não existe nenhuma ligação entre o desenho e o texto do documento.

O primeiro conjunto de emojis digitais foi criado em 1999, por engenheiros japoneses, e a palavra “emoji” entrou para o dicionário de Oxford apenas em 2013. É estimado que, todos os dias, ejam enviados cerca de seis milhares de milhões de emojis em todo o mundo.