O maior construtor automóvel do mundo e uma das principais empresas do mercado no sector das tecnologias destinadas à prevenção de acidentes e à condução autónoma, a Mobileye, decidiram aliar-se com vista à implementação, já em 2018, de uma nova norma de navegação destinada aos automóveis capazes de circular sem intervenção do condutor.

O acordo prevê que os futuros modelos do fabricante germânico sejam equipados com a tecnologia Road Experience Management (REM) da Mobileye, que faz uso dos dados fornecidos por inúmeros veículos (crowd-sourcing) para gerar informação precisa, e em tempo real, sobre localização e estado das vias (engarrafamento, acidentes, obras, lugares de estacionamento disponíveis, etc.).

Na prática, o funcionamento do sistema é relativamente fácil de entender: os modelos da Volkswagen, equipados com câmaras, recolherão dados acerca das marcas da estrada, e outra informação relevante, através do sistema de sensores ópticos da empresa israelita, informação que é depois comprimida e enviada para uma cloud.

Os dados recolhidos são, então, utilizados na melhoria constante dos mapas de navegação de alta definição, com uma capacidade de localização altamente precisa. Mapas esses que serão a base da condução autónoma e servirão, ainda, para o desenvolvimento avançado de diversos sistemas de assistência à condução. Os dois parceiros aspiram ainda que tais mapas possam definir o novo padrão a utilizar na condução autónoma pela generalidade dos fabricantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR