A Unilever — gigante no setor alimentar que detém marcas como a Olá, a Cif, Dove, a Lipton, a Knorr ou o Skip — rejeitou uma proposta de aquisição de outra grande companhia, a Kraft Heinz — que detém o Ketchup da Heinz e o queijo Philadelphia — no valor de 143 mil milhões de dólares (134,7 mil milhões de euros). Três bilionários brasileiros (3G) e o norte-americano Warren Buffett controlam a companhia que fez a oferta à anglo-holandesa Unilever, que é parceira da portuguesa Jerónimo Martins.

Em comunicado, citado pelo Financial Times (FT) Weekend, a Unilever explica que “rejeitou a proposta porque não vê qualquer mérito [vantagem], financeiro ou estratégica, para os acionistas da Unilever“, acrescentando que não vê na proposta uma “base para quaisquer discussões futuras.”

A Unilever destacou ainda que a proposta da Heinz “representa um prémio de 18% sobre o preço de fecho da negociação do dia 16 de fevereiro [última quinta-feira].” Ora, a proposta “fundamentalmente, subvaloriza a Unilever”, afirma a mesma fonte oficial da empresa.

Apesar disso, a Kraft Heinz emitiu um comunicado, onde considera ter feito uma “oferta global”, que visa “unir os dois grupos para criar uma companhia líder em produtos de grande consumo, com uma missão de crescimento a longo prazo e estilo de vida sustentável”. A empresa insiste que, apesar da recusa, continuará a “trabalhar para que seja possível chegar aos termos de um acordo”.

A acontecer a compra da Unilever pela Kraft Heinz, este seria, segundo o FT Weekend, o segundo maior acordo de sempre desta natureza, após a compra do grupo alemão Mannesmann pela Vodafone por um valor recorde: 172,3 mil mil milhões de euros (cerca de 183 mil milhões de dólares).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR