Ainda se recorda da polémica em torno da arbitragem da última semana? Recordemos em 30 segundos: o Benfica anunciou em comunicado um pedido de reunião ao Conselho de Arbitragem da Federação por se sentir prejudicado e por entender que o alegado condicionamento feito pelo FC Porto estava a resultar; os dragões acusaram as águias de tentativa de coação através da newsletter “Dragões Diário”; e o Sporting meteu-se no meio, via Facebook do diretor de comunicação, Nuno Saraiva, criticando as palavras de Rui Vitória sobre o tema na antevisão do jogo em Braga.

Pois bem, uma semana passou e o filme repete-se sem a presença do Sporting mas com um FC Porto mais agressivo e algumas outras parecenças: no rescaldo da receção do Benfica ao Desp. Chaves, dirigida por Nuno Almeida (AF Algarve), a “Dragões Diário” deixou duras críticas aos lances polémicos registados no encontro da Luz, nomeadamente a alegada falta de Mitroglou no primeiro golo das águias e um penalty por assinalar a favor dos transmontanos por falta de Eliseu sobre Perdigão (colocando as respetivas imagens dos lances).

“Lutamos contra muita coisa e o valor dos adversários não é a mais difícil de vencer. Ontem, na Luz, o Ferrari Vermelho fez ‘pendant’ com o Benfica, o que nem aos mais distraídos surpreende”, escreveu a propósito da atuação do árbtro Nuno Almeida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No arranque das comemorações do 113.º aniversário do Benfica, Luís Filipe Vieira fez na manhã de sábado a habitual entrega de emblemas a sócios e passou ao lado da polémica, falando apenas para “dentro” e destacando que o clube tem “uma gestão à Benfica, com mais resultados do que conversa”.

Mesmo assim, a procissão do fim-de-semana desportivo ainda ia no adro e, nesse mesmo dia, veio a lume através da CMTV a compilação de 37 lances alegadamente mal ajuizados pelos árbitros em prejuízo dos encarnados (24) e benefício dos azuis e brancos (13). Fonte das águias defendeu, no entanto, que essa reunião com o Conselho de Arbitragem tem como principal objetivo expor o clima de intimidação instalado sem as respetivas sanções para ser travado.

Entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira, o FC Porto voltou à carga: no rescaldo do triunfo dos dragões no Bessa, o diretor de comunicação, Francisco J Marques, utilizou a ironia para apontar a conduta de Luisão com Nuno Almeida na sexta-feira e para abordar o duplo amarelo a Maxi Pereira – “deve entrar no Guinness como o primeiro jogador na história do futebol expulso por acumulação de penáltis” – e não poupou Talocha após a entrada dura que retirou Corona do jogo (e que viria a gerar uma confusão ao intervalo onde Nuno Espírito Santo acabou por ser expulso); segunda-feira de manhã, foi a newsletter “Dragões Diário” a destacar que “só uma equipa à Porto impediu Fábio Veríssimo de tirar pontos à equipa”.

“Só quem não quiser ver é que pode fingir que estas arbitragens não acontecem devido à coação grave e reiterada que é diariamente exercia direta e indiretamente pelo Benfica e um exército de comentadores e meios de comunicação social que lhe são afetos”, salienta.

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem deverá receber o Benfica na dita reunião. E o Carnaval de trocas diretas e indiretas de farpas e serpentinas promete continuar.