Em defesa da igualdade de género, uma organização sem fins lucrativos de Melbourne, Austrália, decidiu fazer um teste: trocou as habituais figuras masculinas para peões em dez semáforos para por bonecos femininos. A medida entrou em vigor esta terça-feira e vai estar em testes nos próximos 12 meses.

Os semáforos situam-se na interseção das ruas Swanston e Flinders, no centro da cidade de Melbourne, e são da responsabilidade do Comité de Melbourne, um grupo formado por mais de 120 grupos e empresas que lutam pela igualdade de género no estado de Vitória com esta iniciativa de “Equal Crossing” (Igualdade ao atravessar).

A iniciativa não vai implicar custos extra, uma vez que todo o valor gasto no movimento será suportado por uma empresa de eletricidade local como parte da publicidade associada às alterações nos semáforos. Martine Letts, chefe executivo do comité, explicou à ABC que ter apenas homens a representar os pedestres é uma discriminação para com as mulheres. “A ideia é instalar luzes nos semáforos com uma representação feminina, assim como uma representação masculina, para ajudar a reduzir padrões inconscientes”, diz Letts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, nem todos concordam com o movimento que entrou esta terça-feira em fase de testes. O Presidente da Câmara, Robert Doyle, não ficou impressionado pela iniciativa, tendo expressado a sua opinião ao Herald Sun. No Twitter existe quem considere que não faz muito sentido levar a igualdade a um nível tão extremista como os sinais de trânsito.

“Sim, a primeira coisa que eu ensinei ao meu filho foi que os símbolos dos pedestres eram uma mensagem direta que os homens são superiores às mulheres”

“É oficial, o país está louco. Agora temos de mudar metade dos “homens verdes” nos semáforos para símbolos de mulheres por causa da igualdade de géneros”

Letts disse, ainda à ABC, que os símbolos são uma maneira “prática e com significado de demonstrar que, de facto, 50% da população são mulheres”.

You know what is coming next don't you?Female traffic light signals to go up at pedestrian crossing as Committee for Melbourne tackles 'unconscious bias' http://ow.ly/g3xt309Ee8f

Posted by Malcolm Roberts – Pauline Hanson's One Nation on Monday, March 6, 2017

Em resposta ao movimento iniciado em Melbourne, o Senador do One Nation, Malcolm Roberts, publicou no Facebook uma imagem de um semáforo com dois bonecos de mãos dadas com a descrição “sabem o que se segue, não sabem?”.