Hicham El Hanafi, um dos alegados jihadistas residentes em Aveiro detido em França desde novembro de 2016, terá recebido treino militar na Síria, segundo o Diário de Notícias. O jornal avança ainda que Hanafi terá sido radicalizado por Abdessalam Tazi, o marroquino de 63 anos que foi detido esta semana pelas autoridades alemãs e entregue à polícia portuguesa.

De acordo com o jornal, os investigadores da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ) acreditam que a viagem de Hanifi para Aveiro terá sido preparada com Tazi com o objetivo de conseguir asilo político e usar Portugal como base para atividades terroristas. Tazi, de 63 anos, terá trabalhado em Marrocos como recrutador para o Estado Islâmico.

O marroquino foi detido na quinta-feira pelas autoridades alemãs e entregue às autoridades portuguesas na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de ser membro e apoiar o Estado Islâmico.

Marroquino suspeito de pertencer ao Estado Islâmico interrogado em Portugal

O homem, suspeito de financiar e recrutar jovens para se juntarem ao Estado Islâmico, tinha residência em Aveiro e estava a ser vigiado pela Polícia Judiciária, altura em que fugiu do país, acabando por ser detido na Alemanha. No caso está também envolvido Hanafi, de 27 anos, que está atualmente detido em França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR