A Associação Salvador vai lançar esta quinta-feira um manual para facilitar o dia-a-dia das pessoas com deficiência motora, um projeto pioneiro em Portugal, que agrega todas as informações úteis em áreas como “acessibilidades”, “transportes”, “emprego” e “saúde”.

Tetraplégico desde os 16 anos, o presidente da associação, Salvador Mendes de Almeida, sentiu muitas vezes dificuldades em encontrar repostas no meio de tanta informação distinta. Em declarações à agência Lusa, Salvador Mendes de Almeida contou que esta dificuldade também é sentida na associação, onde todos os dias chegam pedidos de informação como: “quais são os meus benefícios fiscais”, onde existe desporto adaptado, “que produtos de apoio existem” ou “quais os melhores centros para fazer reabilitação”. Foi neste contexto que surgiu o Manual para Pessoas com Deficiência, realizado em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), que visa facilitar a vida dessas pessoas, dos seus familiares e cuidadores, mas também dos profissionais ligados a esta área.

Salvador Mendes de Almeida salientou a importância da “área do conhecimento” num país onde existem cerca de um milhão de pessoas com deficiência e em que seus os agregados familiares “vivem com baixos recursos e têm uma grande dificuldade de locomoção”, o que lhes dificulta a recolha de informação. “Quando uma pessoa tem uma deficiência motora ou um filho ou um familiar que sofre uma deficiência, além do desgaste emocional”, a pessoa depara-se com “um mar de informações ao qual não sabe onde se dirigir”.

Esta situação deve-se “muitas vezes à dificuldade de acesso à informação”, disse Salvador Mendes de Almeida, convicto de que a informação disponibilizada no manual de “forma clara e detalhada” irá contribuir para “uma melhor qualidade de vida” destas pessoas e das suas famílias.

Ao longo dos 14 capítulos, as pessoas podem encontrar informação sobre produtos de apoio, acesso a cuidados de saúde, incentivos na área do emprego, desporto adaptado, lazer, entre outros. O manual vai estar disponível no site da associação e nos principais centros de reabilitação e instituições de norte a sul do país.

No ano em que a associação assinala 15 anos, Salvador Mendes de Almeida apelou aos portugueses para que atribuam 0,5% do seu IRS à instituição, que tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR