Entre as muitas novidades introduzidas pela renovação a que o Volkswagen Golf foi sujeito, destaque obrigatório para o novo motor 1.5 TSI Evo. Uma unidade de quatro cilindros turbocomprimida, com injecção directa de gasolina de alta pressão (a 350 bar) e gestão activa dos cilindros ACT, que promete oferecer um elevado rendimento, um desempenho eficaz – tanto em termos de resposta como de silêncio e suavidade de funcionamento –, e consumos reduzidos.

Disponibilizando 150 cv de potência, e um binário máximo de 250 Nm logo a partir do regime de ralenti (1.500 rpm), quando instalado no Golf, o motor 1.5 TSI Evo anuncia um consumo combinado de 5,0 l/100 km com caixa manual (emissões de CO2 de 114 g/km), ou de 4,9 l/100 km (112 g/km) se equipado o modelo com a opcional caixa pilotada DSG de sete relações. Para este resultado concorrem factores como a redução do atrito, o sistema de refrigeração optimizado e, porventura mais importante, o sistema ACT, de gestão activa dos cilindros – abaixo dos 130 km/h, na gama de rotações 1.400-4.000 rpm, e sempre que a carga o permite, desliga de modo imperceptível dois dos cilindros, de forma a reduzir os consumos e emissões.

O novo Golf 1.5 TSI Evo é proposto no mercado português a partir de 27.740€, quando combinado com o nível de equipamento Confortline, isto no caso hatchback, de dois volumes e meio, com os preços da carrinha Variant a terem início nos 28.775€. Registe-se que, no próximo Outono, será introduzida no mercado uma declinação de 130 cv deste mesmo motor, ainda mais frugal, em que o consumo médio anunciado é de 4,6 l/100 km.

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