790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os cinco (e polémicos) casos do dérbi. Decida você

Este artigo tem mais de 5 anos

Houve 4 pénaltis pedidos pelos jogadores, mas que não arrancaram cartões a Soares Dias. E uma expulsão que o Sporting queria ter visto. Quem tem razão? A bola está do seu lado.

i

12255

12255

A 2ª Circular parou para assistir a um dérbi que muito iria dizer sobre a Primeira Liga portuguesa. O Benfica queria manter um lugar isolado na liderança do campeonato e o Sporting tinha a chama da esperança para manter. Fora de quatro linhas, uma terceira equipa estava de olhos postos no relvado de Alvalade: o empate no estádio sportinguista diminui a diferença de pontuações entre as águias e os dragões para apenas um ponto.

Os noventa minutos de dérbi trouxeram, no entanto, muitas queixas vermelhas e verdes. A (quase) todas elas, o árbitro Soares Dias encolheu os ombros porque não viu motivos para mostrar cartões ou expulsar atletas. O golo do Sporting, o primeiro do duelo, resultou de um penálti assinalado por Soares Dias. Mas devia Ederson, o autor da falta, ter sido expulso? Surgia o primeiro ponto de interrogação. Depois vieram todos os outros, mais três. Teriam as queixas dos jogadores razões de ser?

A bola está do seu lado agora. A análise ao jogo pode ser feita por si nas cinco votações que preparámos aqui em baixo. Decida que cartões deviam ter saído do bolso de Soares Dias e se algum jogador devia ter ficado fora das quatro linhas. Tome as decisões nos cinco tópicos seguintes.

Minuto 4

Assinalado penálti em Alvalade

Ederson derruba Bas Dost dentro da área. Artur Soares Dias não teve dúvidas e apitou de pronto. Tudo começou numa desmarcação de Jefferson desde a esquerda, que acabou nos pés de Luisão. Depois, o capitão do Benfica e Ederson foram trocando a bola entre si, uma vez, duas, mas à segunda o guarda-redes adiantou-a demasiado, Dost foi rápido a “roubá-la” e Ederson não teve outro remédio a não ser derrubar o holandês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma má receção de Ederson e depois aqui a derrubar Bas Dost. O pénalti é claro. (Luís Freitas Lobo, Sport TV)

Minuto 4

Mas devia ter sido expulso?

É certo que Soares Dias ajuizou bem o penalty, mas o mesmo não se pode dizer da ação disciplinar: Ederson poderia ter sido expulso, pois nunca tentou jogar a bola e Dost isolava-se (Luisão estava distante dele) na direção da baliza… mas nem cartão amarelo viu, quanto mais vermelho.

O entendimento do árbitro para não mostrar o cartão vermelho ao jogador do Benfica é porque a bola não vai na direção da baliza. (Luís Freitas Lobo, Sport TV)

Minuto 30

O Benfica pede penálti. Mas penálti não houve

O Sporting tardava em tirar a bola da grande área, enquanto o Benfica insistia, insistia e voltava a insistir. Pizzi viu-se com a redondinha a jeito para o remate à entrada da área, chutou, mas a bola esbarraria em Coates. Nas pernas de Coates — e nem sinal de uma mão na bola. Soares Dias (e bem) deixou o jogo seguir.

Parece-me pacífica a decisão do árbitro. Não há nenhum momento, talvez a bola possa ter ressaltado ao bater na perna do jogador, mas nem é o caso. (Luís Freitas Lobo, Sport TV)

Minuto 40

O Benfica volta a pedir penálti. E agora tem razões de queixa

Pizzi colocou a bola nas costas da defesa do Sporting, Grimaldo foi mais veloz do que Schelotto, ganhou ao argentino, tocou a bola e foi derrubado. Ficou por assinalar.

Penso que sim, Grimaldo toca em Schelotto a tentar fazer o corte, mas já não chega à bola. (Luís Freitas Lobo, Sport TV)

Minuto 41

Não há duas sem três

E o Benfica volta a pedir falta dentro da área. Do canto de Pizzi, à direita, nada resulta. Mas a bola fica com Grimaldo no lado contrário, o espanhol cruza para o poste mais distante, Lindelof salta, toca na bola de raspão, e queixa-se a Soares Dias de que foi empurrado por Bruno César nas costas. Encosto do brasileiro há; o que se pode discutir é a intensidade deste.

Há ali um braço nas costas de Lindelof. O árbitro entende que é um passe normal, mas há ali um toque. (Luís Freitas Lobo, Sport TV)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora