A nota de 50 francos suíços, emitida o ano passado pelo Banco Nacional da Suíça, é a mais bonita do mundo. Quem o diz é a “International Bank Note Society”, organização que pretende incentivar o estudo e o conhecimento da arte monetária.

Fundada em 1961, a organização sem fins lucrativos “International Bank Note Society” tem como objetivo a promoção do estudo e conhecimento da arte monetária, bem como as suas ligações históricas e científicas.

50 francos Suíços, a nota vencedora da edição deste ano.

A nota de 50 francos suíços acabou por vencer o concurso, numa competição renhida com a de 1000 rupias das Ilhas Maldivas. Entre os finalistas encontrava-se também a nota de 500 pesos argentinos e a nova nota de 5 libras, emitida pelo Banco da Escócia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nota de 1000 rupias, das Ilhas Maldivas.

A nota, colocada em circulação em abril de 2016, tem como cor predominante o verde e exibe uma flor dente de leão com as suas sementes a serem arrastadas pelo vento. Irá suceder aos cinco dólares da Nova Zelândia, vencedor da edição de 2015.

Para além do caráter artístico, os jurados valorizam também a incorporação de inovações e questões relacionadas com segurança.