Logo Observador
Viral

A fotografia de uma escuteira a fazer frente a um neonazi que se tornou viral

263

Uma escuteira checa de 16 anos foi fotografada, esta segunda-feira feira em Brno, a enfrentar um protestante do partido trabalhista checo, de cariz neonazi. E a imagem correu mundo.

Uma escuteira checa de 16 anos foi fotografada a enfrentar um manifestante do Partido Trabalhista checo, na cidade de Brno. Lucie Myslikova, estudante de cinema e animação, usava um uniforme de escuteira, quando foi captada, com ar sereno, em frente a um manifestante skinhead.

A jovem comentou mais tarde à BBC que “não teve medo” e que foi à contra-demonstração, na passada segunda-feira, como “uma pessoa que está determinada a mudar as coisas. Para mim, faz sentido tentar e mudar o mundo à minha volta.” Mais, reforçou: gostava de ver mais jovens a fazer frente ao fascismo. “Acho que pessoas jovens se devem envolver em coisas assim. Deviam ter conhecimento do que se está a passar”, contou.

A fotografia rapidamente se espalhou pelas redes sociais e é só uma das situações recentes em que confrontos pacíficos se tornaram virais em todo o mundo. Reveja na fotogaleria alguns desses momentos, além do de Lucie.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Comida

Gastronomia com Ciência

Hélio Loureiro

Uma das práticas e pontos chaves da dieta mediterrânica é o comer em família, partilhar, conviver. A própria palavra, comer tem esse mesmo significado: com (na companhia de...) e er (repetição).

Família

O cabanão (segunda crónica estival)

Maria João Avillez
130

Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?

Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.