O Instagram, rede social de fotografias que pertence ao Facebook, anunciou esta terça-feira que o último passo para se tornar o novo Snapchat estava finalizado. A funcionalidade Stories recebeu agora a capacidade de aplicar filtros no rosto do utilizador, de fazer vídeos que reproduzem de trás para a frente e ainda novos pincéis. Estas alterações estão a ser implementadas gradualmente.

Não é, de todo, uma funcionalidade que nunca tenhamos visto. O Snapchat há bastante tempo que já oferecia a hipótese de os utilizadores aplicarem filtros na cara, tendo-se tornado o fator chave que, até ao momento, distinguia o serviço de imagens temporárias daquele que é oferecido no Instagram. Mas, esta terça-feira, o panorama mudou quando o Instagram anunciou que implementou essa mesma capacidade nas Stories.

Novas funcionalidades no Instagram Stories deixam-no ainda mais parecido com o Snapchat

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além desta “nova” funcionalidade, os utilizadores podem agora gravar um vídeo que será reproduzido de trás para a frente. Familiar? Isso é porque, também esta, é uma função que já existia no Snapchat.

O novo modo de gravar surge ao lado da opção Boomerang ao abrir a câmara das Stories. Também foram adicionadas novas funcionalidades no que toca a escrita nas imagens, com as hashtags a tornarem-se um elemento interativo dentro dos Stories – ao clicar numa hashtag é direcionado para uma pesquisa relacionada.

Os pincéis foram também atualizados e, agora, existe uma ferramenta para apagar, o que oferece uma maior liberdade aos utilizadores para, por exemplo, cobrirem a imagem toda com uma cor e apagarem determinados pontos para formar uma nova imagem.

Este foi mais um “ataque” do Facebook ao Snapchat que, a continuar assim, começa a diminuir ainda mais a influência (e os lucros) daquela que foi a primeira rede social a implementar as imagens temporárias na internet.