Logo Observador
Exercício Físico

5 exercícios para ter umas pernas perfeitas este verão

122

Com a ajuda da PT Teresa Manafaia, o Observador criou um plano de treino animado para tonificar as pernas, coxas e glúteos a tempo do verão. Esqueça as aulas de ginásio com as caneleiras.

“Quem não sonha ter as pernas delineadas que vemos nos modelos de capa de revista? Quem não quer solucionar o problema de retenção de líquidos que incha as pernas e atormenta o dia a dia?”, pergunta Teresa Manafaia no seu novo livro Pernas Perfeitas. A resposta chega num guia prático que trabalha a área do corpo que preocupa tanto homens como mulheres: as pernas, coxas e glúteos. O resultado? Pernas perfeitas. Leia-se: pernas tonificadas, menos gordura nas coxas e menos retenção de líquidos.

As pernas perfeitas são as que se apresentam mais funcionais e têm uma boa composição ou proporção músculo-gordura“, diz a autora e personal trainer. “Ou seja, são saudáveis no âmbito articular, com uma boa e equilibrada massa muscular (tanto em volume como do ponto de vista neuromuscular), e apenas com a massa gorda suficiente para nos mantermos em forma.”

O livro foi publicado pela Manuscrito e custa 14,90€.

Muitos passam horas em aulas de ginástica localizada com caneleiras a repetir até à exaustão certos exercícios, sem resultados. A pensar nisso, Teresa Manafaia reuniu 45 exercícios chave que lhe vão permitir trabalhar realmente os músculos das nádegas, coxas e pernas de manhã, ao longo e ao fim do dia. “Para além de umas pernas mais delineadas, vai sentir menos dores nas articulações de suporte (como joelhos), vai obter uma coluna mais saudável e uma sensação generalizada de bem-estar”, promete a também autora do manual de exercício Perder a barriga sem fazer abdominais.

Pronta para mostrar as pernas? Siga este guia de beleza

Basta combinar o plano de exercícios animados na fotogaleria do Observador com uma alimentação saudável e, no caso da celulite, com uma massagem localizada na área afetada. “Neste programa particular sugiro o recurso à visualização da contração, à concentração no músculo ou grupo de músculos que é suposto trabalhar durante a tarefa ou exercício e o treino mental desse recrutamento no momento da ação muscular”, sugere a especialista em exercício. Prepare-se para tonificar as pernas e eliminar a retenção de líquidos — só precisa de uma bola e de uma banda elástica.

Texto de Sílvia Silva, ilustração de Maria Gralheiro.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ssilva@observador.pt
Fogo de Pedrógão Grande

“Para inglês ver”

Paulo Tunhas

Quando toda a energia do Governo é em última análise canalizada para a manutenção do seu apoio, é fatal que o Estado se degrade e a pouco e pouco, se fragmente, se transforme em algo para inglês ver. 

Ásia

A Índia de Modi

Diana Soller

A política externa da Índia para os Estados Unidos, até hoje, pode ser resumida em três R: Ressentimento, Reciprocidade e Reconhecimento.

caderno de apontamentos

Educação e autarquias

Abel Baptista

Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?