Viral

Ter 20 anos, em poemas e ilustrações de Instagram

Ah, ser adulto! Dilemas, emoções à flor da pele, a falta de paciência para o mundo. Quarter Life Poetry é a conta de Instagram que retrata, com humor, situações do dia-a-dia de jovens na casa dos 20.

Autor
  • Raquel Salgueira Póvoas
Mais sobre

Uma amiga minha teve um bebé e é dona de uma loja.
Eu só comprei um cato,
que deixei morrer no espaço de uma semana.

Curtos e com ritmo. É assim, como se de um poema em formato dirigido a crianças se tratasse, que Samantha Jayne, autora de Quarter Life Poetry, fala sobre as lamentações diárias da sua geração. Tem 27 anos e começou o projeto aos 25. Sabe, portanto, do que fala. A partir de momentos do quotidiano, seus e dos amigos, a também atriz cria poemas e ilustrações que são autênticas réplicas de situações e emoções de quem entrou na vida adulta.

Receios tais como não estar à altura de determinado desafio, anseios sobre como será o encontro com a nova conquista, ou simplesmente o relato de algo que acontece vezes sem conta — como arranjar desculpas para faltar a algum compromisso –, são algumas das situações retratadas.

Com o Quarter Life Poetry, a atriz norte-americana, de Los Angeles, pretende que quem tem esta idade saiba que não está sozinho com as suas frustrações.

O projeto que era apenas uma conta de Instagram ganhou forma e está também replicado em livro, em produtos de merchandising e, mais recentemente, em formato vídeo.

No total, Samantha já produziu 300 poemas. A conta Quarter Life Poetry tem, nesta altura, 123 mil seguidores e em todas as publicações há identificação de amigos em comentários, ou quem faça questão de mostrar como se sente identificado escrevendo mensagens como “isto é a minha vida”, “OMG é exatamente isto” ou ainda “faz-me sentir que não estou sozinho e que há imensas pessoas a sentir-se da mesma forma”. Quem também segue a conta é a própria mãe de Samantha que, depois de ler alguns dos poemas, perguntou meio preocupada: “Está tudo bem contigo?”.

Samantha e o livro Quarter Life Poetry, para jovens falidos e aos mesmo tempo zangados e famintos.

No futuro, o objetivo é continuar a inovar na forma como os poemas/desenhos são difundidos. Em 2018 estará disponível um calendário e chegarão os vídeos promocionais para passar na televisão.

Esteja ou não na casa dos 20, espreite a galeria de imagens e identifique-se com alguma das situações divertidas que Samantha ilustra.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site