A Google apresentou uma nova ferramenta que pode fazer a diferença em situações de catástrofe: os alertas SOS.

Estes alertas funcionam no motor de pesquisa da própria aplicação Google e também nos Maps e só são acessíveis através do telemóvel (mas, claro, tem de ter a localização ativa). Outro lado positivo é que não precisa de instalar nenhuma aplicação, porque as notificações são apresentadas através da informação recolhida pelo próprio motor de busca sempre que o utilizador procure por esse determinado acontecimento. Outra hipótese é optar por receber notificações para estar sempre informado das últimas atualizações.

A aplicação vai alertar o utilizador para situações de crise nas proximidades e irá dar mais informações sobre essas catástrofes, como números de emergência, mapas, atualizações das autoridades ou o tipo de crise de que se trata. Já na aplicação Maps, vai poder ser avisado sobre eventuais estradas cortadas ou condições de tráfego. Na mesma aplicação um ícone vai marcar no mapa o sítio exato onde determinada ocorrência esteja a acontecer e um cartão irá apresentar mais informação sobre a dita ocorrência.

Estes alertas funcionam de forma mais completa nos 12 países onde a empresa tem parcerias com organizações locais – são exemplos a Proteção Civil ou corporações de bombeiros -, mas está disponível em todo o mundo. Por isso, em Portugal, os utilizadores são notificados na mesma, apesar de ainda não haver parcerias oficais. Para isso, vão contribuir as informações partilhadas pelos utilizadores em tempo real nas redes sociais ou na própria plataforma Google News.

No caso de a pessoa não se encontrar no local exato mas sim pela região, a informação que recebe será diferente. Nesse caso, não irá ver os números de emergência, por exemplo, mas pode estar a par de todas as informações relativamente a esse acontecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR