A Google vai destruir os dados de navegação recolhidos no modo anónimo do navegador Chrome. Segundo o Wall Street Journal, é um dos compromissos assumidos num acordo para pôr fim a uma ação coletiva.

Esta segunda-feira foram apresentados no tribunal de São Francisco os compromissos de um acordo que foi estabelecido em dezembro de 2023. Foi anunciado que a Google ia fazer alterações para acabar com o processo, mas só agora é que foram conhecidos os detalhes.

A ação coletiva surgiu em 2020. Os queixosos consideraram que os dados de visitas a sites no modo de navegação anónima foram recolhidos sem o conhecimento dos utilizadores. Criticaram também o texto que aparecia sempre que era aberta uma janela de navegação anónima por considerarem que não informava adequadamente os utilizadores sobre a recolha de informação.

[Já saiu o quinto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quase quatro anos depois, a Google promete eliminar “milhares de milhões de pontos de dados” e compromete-se a atualizar as indicações sobre que dados são recolhidos. Também especifica que vai dar a hipótese aos utilizadores de desativarem a opção de recolha de cookies de terceiros.

David Boies, advogado que representa os utilizadores nesta ação coletiva, refere que a Google vai eliminar e remediar dados “numa escala e num âmbito sem precedentes”, cita o WSJ. “Este acordo é um passo histórico para exigir honestidade e responsabilidade às empresas dominantes de tecnologia.”

A ação coletiva inclui milhões de utilizadores do Chrome que usaram a ferramenta anónima desde junho de 2016. Inicialmente, eram pedidos 5 mil dólares por utilizador, por considerar que tinham sido violadas as leis de privacidade da Califórnia.