A Polícia Judiciária libertou um cidadão chinês que estava resgatado por um grupo depois de ter falhado o pagamento de empréstimos a juros exorbitantes. Segundo o jornal Correio da Manhã, a vítima é beneficiária de um Visto Gold e chegou a ser atacado e roubado na residência que mantém no Parque das Nações.

O cidadão chinês recorreu a agiotas que frequentam o Casino de Lisboa, também localizado no Parque das Nações, para financiar a prática do jogo durante a noite. O jornal adianta que o chinês chegou a pedir 100 mil euros durante duas semanas, a troco de um juro de 5% ao dia, que não pagou. Foi por isso alvo de represálias por parte de um grupo de cidadãos, também chineses, com um tipo de atuação que as autoridades portuguesas comparam à máfia chinesa. Esta intervenção da PJ já tinha sido objeto de comunicado esta segunda-feira.

Emprestavam dinheiro a jogadores viciados e quando eles não pagavam passavam ao nível seguinte: violência extrema e rapto

O jogador chinês foi resgatado no dia 2 de agosto de uma casa onde estava cativo, depois de ter pedido um último empréstimo a um elemento que fazia parte do grupo. A ação foi conduzida pela Unidade Nacional de Contraterrorismo da Judiciária e levou à detenção dos atacantes, um grupo de três homens e duas mulheres, também de nacionalidade chinesa. Os detidos tinham antecedentes criminais, mas estavam legais em Portugal. Ficaram em prisão preventiva.

O cidadão, que o Correio da Manhã descreve como milionário — o Visto Gold é atribuído a quem investir mais de 500 mil euros em imóveis — tinha feito queixa à PSP depois de ter sido agredido e roubado dentro da sua própria casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR