São inteligentes e fazem o trabalho por si – que é como quem diz: não precisa de usar as mãos. As Clutch Crutch são o novo conceito de muletas e prescindem das mãos para ser usadas: basta colocar e fixar as pernas na muleta.

O projeto veio da Universidade Purdue, no Estado do Indiana, nos Estados Unidos. Para além das fitas de velcro para fixar as pernas, a muleta tem ainda integrado um sistema de suspensão a gás, para facilitar a mobilidade e para que não seja necessário fazer força com a perna ao caminhar. A perna fica sempre suspensa e apoiada, e não tem de fazer qualquer pressão ou força. Para além disso, pequenas ações como abrir portas, caminhar ou subir e descer escadas ficam muito mais fáceis, já que fica com as suas mãos livres para o ajudar. O próximo vídeo mostra a muleta a ser testada e comprova isso mesmo.

O engenho, além de facilitar a vida a quem tem de usar a muleta, ainda regista os dados de recuperação. Quando registados, esses dados podem ser consultados por qualquer médico e até podem ser partilhados com o “Recovr” – uma aplicação que ajuda à reabilitação física e motora.

Os engenheiros que criaram esta mecânica estão também a desenvolver uma versão mais “ligeira”, mas a ideia, essa, já está patenteada. Agora só falta uma companhia que queira licenciar esta tecnologia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR