A Coreia do Norte emitiu uma licença a uma agência de viagens (a NKOREAN.RU) em Moscovo, na Rússia para organizar viagens para o país — que a agência considera “mais seguro do que uma caminhada à noite em Londres”. A Coreia do Norte abre assim as suas portas a turistas russos para lhes mostrar “a vida multifacetada de um dos países mais fechados” do mundo.

A NKOREAN.RU organiza viagens individuais ou excursões para grupos até dez pessoas. Uma viagem de 15 dias à Coreia do Norte custa 118,090 rublos russos (cerca de 1,7 mil euros). Esta excursão — a mais cara de todas — inclui “visitas a uma quinta, a uma fábrica de água mineral, a um templo budista, caminhadas nas montanhas e uma introdução à culinária nacional”, descreve a agência Reuters.

A agência de viagens promete aos clientes uma “imersão total” na cultura da Coreia do Norte desde que não tirem fotografias a “instalações estratégicas e militares”. Conversas prolongadas com os locais também “não são recomendadas”.

As portas da Coreia do Norte estão abertas aos turistas russos mas não sem que estes sejam “verificados” antes de entrarem. Além disso, ao longo da viagem serão acompanhados por um guia que irá vigiar “o comportamento do turista e garantir a sua segurança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR