Saúde

Quase 30% das crianças portuguesas dos dois aos 10 anos têm excesso de peso

Um estudo revelou que quase 30% das crianças portuguesas dos dois aos 10 anos têm excesso de peso. As regiões autónomas são as que têm dados mais preocupantes.

36,6% das crianças açorianas tem excesso de peso

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Quase 30% das crianças em Portugal entre os dois e os 10 anos têm excesso de peso, segundo um estudo divulgado esta terça-feira e que envolveu mais de 17 mil crianças no último ano letivo.

O estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) mostra, a nível regional, resultados alarmantes: as crianças dos Açores apresentaram a maior percentagem (36,6%) de excesso de peso.

A seguir aos Açores surge a região da Madeira, com 36,4% de crianças com excesso de peso. A Madeira registou ainda a maior prevalência de crianças obesas, com 18,4% e foi a única a mostrar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos que revelaram pré-obesidade.

No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se a região Norte com 31,4%, a região Centro com 28,8%, a região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%.

A APCOI realizou este estudo no ano letivo 2016/2017, envolvendo mais de 17 mil crianças dos dois aos dez anos de 388 escolas de 139 concelhos de todos os distritos e das regiões autónomas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Saúde da Mulher

Rastreios e outro direito a escolher

Maria João Marques
156

Concluímos que estas decisões existem para permitir que se gaste mais em salários no SNS. Menor controlo do cancro da mama pela melhor causa: o PS comprar uns tantos votos aos funcionários públicos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site