Curiosidades Auto

Pronto! O piloto de ralis Kalle Rovanperä já fez o exame de condução (veja como)

372

O piloto-prodígio Kalle Rovanperä, que com 8 anos já andava mais de lado do que para a frente num carro de ralis, pôde finalmente fazer o exame de condução. E o examinador achou que... o melhor é ver!

Autor
  • Alfredo Lavrador

Começou aos 5 anos e, aos 8, já ganhava provas e destruía carros de ralis. Kalle Rovanperä é um daqueles filhos de peixe que sabe nadar. Nada na perfeição, pelo menos no oceano dos ralis. Começou a conduzir de forma semi-profissional aos 15 anos, na Finlândia, para depois passar a disputar provas na Lituânia e, este ano, até em Itália. Sempre graças a licenças especiais, que lhe permitiam conduzir ainda sem ter carta de condução. Agora finalmente fez o exame. E passou.

Durante anos, Kalle, filho de Harri Rovanperä – que no seu tempo chegou a disputar o Rali de Portugal –, participava nos ralis do seu país, mas apenas podia conduzir nos troços cronometrados, pois nas ligações, realizadas em estrada aberta aos restantes veículos, tinha de passar o volante ao seu navegador, mais velho e com carta, para se deslocar de um lado para outro. Mas quando começava a luta contra o cronómetro, era o jovem Rovanperä quem assumia o volante e mostrava todo o seu virtuosismo.

No princípio deste ano foram várias as marcas que revelaram interesse em que Kalle se tornasse seu piloto, da Ford à Toyota, pois é o pequeno finlandês é “só” o mais prometedor dos jovens pilotos, aqueles que certamente serão grandes campeões num futuro próximo.

Mas o World Rally Championship (WRC) não lhe permitia participar antes de ter carta de condução, o que finalmente foi resolvido, tendo o piloto agora a possibilidade de medir forças com os seus ídolos, os maiores pilotos do WRC da actualidade. Como é que Kalle se vai safar neste duelo ainda não sabemos, o que lhe podemos é mostrar como foi o seu exame de condução. Que correu bem para o piloto, mas não muito bem para o examinador… Ora, veja:

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Presidente Trump

As semelhanças entre Obama e Trump

João Marques de Almeida

A eleição de Trump foi a derrota das elites bem pensantes e do establishment dos media, que prefere escrever para os seus egos e os seus pares em vez de tentar entender o que se está a passar nos EUA.

Vladimir Putin

Síria: não há forma de lavar a hipocrisia 

José Milhazes

Lavrov apoiou a acção turca porque os ataques visam curdos e outras forças sírias apoiadas pelos EUA. Não é difícil imaginar o regozijo reinante no Kremlin face à luta entre parceiros da NATO na Síria

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site