O Ministério Público deduziu acusação contra os 86 arguidos no âmbito da Operação Zeus, por corrupção nas Messes da Força Aérea, de acordo com a SIC Notícias. 13 dos militares envolvidos neste caso (alguns com altas patentes) vão continuar em prisão preventiva, enquanto outros cinco se mantêm em prisão domiciliária.

O caso envolve um esquema que passava por “algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação”, como foi explicado em comunicado. Em novembro de 2016, foram detidos seis homens por corrupção ativa e passiva para ato ilícito e falsificação de documentos, que teria lesado o Estado em dez milhões de euros.

Seis oficiais e sargentos da Força Aérea detidos por corrupção na gestão das messes

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em julho, numa grande operação que envolveu 130 elementos da Polícia Judiciária e dez procuradores do Ministério Público, foram realizadas 36 buscas entre Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Évora e Faro. Na altura foram detidos 12 militares, entre os quais um coronel, um tenente-coronel, um major, três capitães, cinco sargentos e um major-general.

Há um major-general entre os 12 militares detidos por crimes de corrupção