Volkswagen

Volkswagen estreia túnel de vento de 100 milhões

A Volkswagen acaba de inaugurar um novo túnel de vento. Projecto que custou 100 milhões de euros, mas que promete ajudar ao desenvolvimento dos mais de 50 novos modelos que estarão a caminho.

Autor
  • Francisco António

Numa altura em que anuncia a intenção de renovar toda a sua oferta, a Volkswagen acaba de investir mais 100 milhões de euros na construção de um novo túnel de vento. Com o qual espera conseguir acelerar o desenvolvimento dos mais de 50 novos modelos que tem previsto lançar nos próximos anos.

Construído em Wolfsburgo, terra-natal do maior construtor automóvel mundial, este novo túnel de vento ocupa um total de 8.800 m2 e permitirá determinar, em não mais que 20 minutos, o coeficiente de aerodinâmica de um qualquer automóvel. Processo que, com recurso a cálculos computacionais, demorava, até aqui, vários dias.

Dentro desta nova infraestrutura, os ventos atingem velocidades até 250 km/h, além de ser possível replicar alguns dos mais agrestes ambientes. Nomeadamente, aqueles em que as temperaturas vão desde os 30 graus negativos até aos 60 graus Celsius.

A nova instalação simula, inclusivamente, outras situações extremas, como a neve ou a chuva, além de conseguir alterar a humidade no seu interior, até 90%. Isto ao mesmo tempo que, em termos sonoros, se anuncia como um dos mais silenciosos quando a velocidades até 160 km/h, não emitindo mais que 65 decibéis. Ou seja, o mesmo que uma televisão, num volume aceitável – o que não deixa de ser surpreendente, se pensarmos que tem na base uma hélice com oito metros de diâmetro.

Inserido num centro de desenvolvimento que se encontra a funcionar desde 2014, o novo túnel de vento deverá ajudar a desenvolver carroçarias mais esguias, com coeficientes de aerodinâmica mais baixos, capazes de oferecer níveis de consumos e emissões mais reduzidos. O que, entre outras vantagens, pode ajudar a prolongar a vida dos veículos a motores de combustão, apesar da aposta já assumida pelo construtor nos eléctricos…

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Angola

João Lourenço e MPLA: estamos juntos?

José Pinto

Apesar do seu debilitado estado de saúde, José Eduardo dos Santos ainda é o Presidente do MPLA. As exonerações dos seus familiares diretos dificilmente mereceram a sua aquiescência.

Caso José Sócrates

Quid custodiet custodiam?

Luís Ribeiro

Agora que o puzzle está claro, quanto será reaberto o inquérito ao crime contra o Estado de Direito para conhecermos a cumplicidade dos que então eram os mais altos responsáveis da Justiça portuguesa?

Pobreza

Amar com obras e não com palavras

P. Miguel Almeida, sj

Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.

Panteão Nacional

O sacrossanto panteão de Santa Engrácia

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
112

Se a república é laica, porque se apropriou de uma antiga igreja católica para seu panteão nacional? O laicismo não é capaz de arranjar um espaço próprio, onde sepultar os seus próceres?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site