Robert Mugabe e a sua mulher, Grace, permanecerão no Zimbabué e gozarão de imunidade diplomática. Foi esse o acordo alcançado pelo Presidente deposto de 93 anos e os militares, de acordo com o que revelaram fontes à agência Reuters. Segundo uma das fontes, Mugabe terá pedido para permanecer no país, dizendo que gostaria de morrer no Zimbabué — e, pelo meio, assegurou para si e para a família uma série de benesses.

“Foi muito emotivo para ele e ele foi contundente”, declarou uma das pessoas envolvidas na negociação, que não se quis identificar. “Para ele era importante que tivesse a sua segurança assegurada de forma a ficar no país. Tal não significa, contudo, que deixe de poder viajar para o estrangeiro quando quiser.”

“O Presidente deposto tem noção da hostilidade popular que existe contra si e a sua mulher”, acrescentou outra fonte à agência. “Tendo em conta isso, foi necessário assegurar-lhe que toda a sua família, incluindo a mulher, ficará em segurança.” Ao jornal Guardian, responsáveis do partido Zanu-PF garantiram que Mugabe e Grace (que muitos apontavam como possível sucessora do marido) poderão “viver em paz”.

Direito a pensão, casa paga, seguro e extras

Para além de imunidade e segurança, Mugabe e a família receberão ainda um pacote que garantirá que não lhes faltará nada até ao fim da vida do homem que governou o Zimbabué durante 37 anos — e que abandonou o cargo esta segunda-feira, depois de pressionado pelos membros do seu partido e pelos militares, que levaram a cabo uma espécie de golpe de Estado.

De acordo com Ziyambi Ziyambi, ex-ministro e membro do Zanu-PF, foi feito “um acordo”, já que Robert e Grace “são estadistas idosos, que serão respeitados”. “Ele foi nosso Presidente e acedeu a demitir-se, por isso gozará das benesses de ser um ex-Presidente e a sua mulher também. Mugabe é o nosso ícone“, declarou Ziyambi. Segundo a Reuters, Mugabe receberá uma pensão, casa paga, uma mensalidade para cobrir gastos com transportes e férias, seguro de saúde, direito a algumas deslocações aéreas e segurança.

Mugabe terá ainda mantido em sua posse algumas propriedades, de acordo com informação avançada à CNN. O ex-Presidente, contudo, garante que não tem grande fortuna e que vive uma vida “frugal”, apesar de notícias como a do mês passado que garantiam que Grace teve uma disputa com um fabricante a propósito de um anel de mais de um milhão de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR