Atualidade

Estes são os 10 SUV mais rápidos do mundo

Os SUV nasceram jipes, mas foram-se civilizando e tornando-se cada vez mais potentes. Hoje, mais luxuosos e requintados, batem o pé a muitos superdesportivos. Eis os 10 mais rápidos do mercado.

Autor
  • Alfredo Lavrador
Mais sobre

Lembra-se dos jipes de outrora? Carros lentos e robustos, capazes de passar o dia a trabalhar no duro, sem apresentar um queixume ou uma avaria. Os motores eram pouco possantes, mas não fazia mal, pois as caixas curtas – a necessidade de velocidades elevadas era nula – e as redutoras faziam milagres, para depois a chapa resistente e a ausência de plásticos embelezadores garantirem que, mesmo quando qualquer coisa corria mal, não havia grandes danos, sobretudo porque se vivia numa época em que ninguém levava a mal uma mossa na chapa. Era assim como uma cicatriz de guerra.

Hoje os tempos são outros. Dos jipes puros e duros, já há poucos – resta o Jeep Wrangler, pelo menos até o Defender renascer – e os novos utilizadores desta classe de veículos escolhem-nos porque desejam um modelo com uma posição de condução mais elevada e que os faça sentir mais protegidos. Porém, não abdicam das acelerações viris, comportamento eficaz, como se se tratasse de um automóvel e com algum temperamento desportivo. E luxuoso, pois nos dias que correm, exige-se a um SUV um biom nível de equipamento e qualidade de materiais.

Igualmente notável foi a evolução verificada em matéria de potência e, por consequência, de capacidade de aceleração, tendo sempre presente que falamos de veículos grandes e pesados, características que não favorecem os carros rápidos. Mas ainda assim, fruto de possuírem motores que ultrapassam alegremente as cinco e as seis centenas de cavalos, alguns SUV conseguem envergonhar muitos modelos de sangue na guelra e tradicionalmente respeitados enquanto superdesportivos.

Prepare-se para uma surpresa e veja na galeria o ranking dos 10 mais rápidos SUV do planeta, na aceleração de 0 a 100 km/h, sabendo que as potências oscilam entre os 375 e 717 cv e, para atingir 100 km/h, apenas necessitam entre 4,8 e 3,2 segundos. Se quer ficar ainda mais impressionado, sempre lhe podemos dizer que um Porsche 911 necessita de 4,6 segundos para transpor esta fasquia, que o Ferrari California digere em 3,6 segundos e o Lamborghini Huracán em 3,4 segundos.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site