Segurança

França. Telemóvel na mão retira carta de condução

1.564

O Governo francês aprovou legislação para retirar a carta de condução, durante seis meses, a todos os condutores que forem apanhados a conduzir e de telemóvel na mão. Velocidade máxima também diminui.

Segundo as últimas estatísticas, um em cada 10 acidentes mortais ocorridos em França está relacionado com o uso do telemóvel durante a condução

Autor
  • Francisco António

O Executivo francês decidiu iniciar uma nova cruzada contra a sinistralidade nas estradas do país, combatendo não apenas a condução sob efeito do álcool, as manobras perigosas e o excesso de velocidade, como também aquela que é, hoje em dia, uma das práticas que mais acidentes causa: a utilização do telefone enquanto se conduz. As penalizações previstas na legislação agora aprovada são tudo menos meigas, prevendo mesmo à retirada da licença de condução.

Entre as 18 medidas agora anunciadas pela imprensa francesa consta a redução na velocidade máxima permitida, nas vias secundárias, de 90 para 80 km/h, como já aqui tínhamos antecipado. Outra das determinações é a instalação obrigatória de um sistema de bloqueio do automóvel, que não permita ligar o carro, no caso de condutores que, já tendo sido apanhados a conduzir embriagados, tentem voltar a fazê-lo.

Mas, ainda mais abrangente, pela quantidade de condutores que certamente abarcará (quantos de nós é que podem dizer que nunca mexeram no telemóvel, enquanto conduziam?), é a decisão de retirar a carta, por um período de seis meses, aos condutores que sejam apanhados com o telemóvel na mão enquanto conduzem. Já a partir de 2019.

Segundo o Figaro, esta infracção, que neste momento implica o pagamento de uma multa de 135€ e a perda de três pontos na carta, só será penalizada com a retirada da carta nos casos mais graves. Ou seja, quando o condutor, além de ir ao telefone enquanto conduz, colocar em perigo outros condutores ou transeuntes. Ou, então, quando cometa outras infracções, em virtude da distracção provocada pela utilização do telemóvel.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote no primeiro concurso em Portugal dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVote agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site