Atletismo

Samuel Barata campeão nacional de estrada, Inês Monteiro vence no feminino

O atleta do Benfica Samuel Barata venceu o campeonato nacional de estrada, conquistando o primeiro título da carreira, com Inês Monteiro (Sporting) a conquistar o quinto da carreira.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O atleta do Benfica Samuel Barata venceu neste sábado o campeonato nacional de estrada, conquistando o primeiro título da carreira, com Inês Monteiro (Sporting) a conquistar o quinto da carreira, 13 anos depois do último. O fundista dos ‘encarnados’ cumpriu os 10 quilómetros da prova em 29.36 minutos, sete segundos a menos do que Rui Pedro Silva (Sporting), segundo classificado, com Rui Pinto (Benfica) a fechar o pódio com um tempo de 29.48.

Barata, que em 2017 tinha sido terceiro classificado, já havia conquistado a São Silvestre de Lisboa em 30 de dezembro, na sua primeira participação na corrida.

Na prova feminina, Inês Monteiro igualou o recorde de Ana Dulce Félix, com cinco títulos, ao terminar os 10 quilómetros de prova em 33.37 minutos, único registo abaixo dos 34. Monteiro conquistou quatro títulos consecutivos, entre 2002 e 2005, e voltou hoje a vencer um título nacional, 13 anos depois.

A colega de equipa Sara Moreira foi segunda classificada, ao terminar com 34.07 minutos, e Cátia Santos (GD Estreito), com um tempo de 34.32, fechou o pódio.

No âmbito coletivo, o Sporting fez a ‘dobradinha’, ao vencer no setor masculino, na qual pôs fim ao domínio do Benfica, que tinha vencido as últimas cinco edições, e também no feminino, somando o segundo título consecutivo. O campeonato nacional de estrada (10 km) disputou-se hoje num percurso em Oeiras, com início e final no Estádio Nacional.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site