O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lembrou esta terça-feira os britânicos que a União Europeia continua de braços abertos, caso o Reino Unido mude de ideias e decida continuar a fazer parte do bloco. Caso nada mude, o Brexit será uma realidade a partir de março de 2019, avisou o polaco.

As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para a saída dos britânicos do bloco europeu continuam, ainda atrasadas e complicadas. Os britânicos tentaram semear divisões entre os Estados-membros, mas a estratégia pode custar-lhes caro, já que a União Europeia está a endurecer a sua posição nas negociações.

No entanto, e numa altura em que começam a surgir vozes, mesmo entre os maiores apoiantes do Brexit, de que deveria ser realizado um segundo referendo para perceber se os britânicos querem mesmo a saída do país da União Europeia, a UE abre os braços aos britânicos.

A menos que os nossos amigos britânicos mudem de ideias, o Brexit irá ser uma realidade – com todas as suas consequências negativas – em março do ano que vem. Nós, aqui no continente, não mudámos de ideias. Continuamos de braços abertos para vos receber”, disse o presidente do Conselho Europeu, na mensagem ao Parlamento Europeu sobre as reuniões do Conselho no mês de dezembro.

Donald Tusk cita ainda o principal negociador britânico neste processo, David Davis – numa frase que Davis tinha usado para atacar a União Europeia -, para demonstrar abertura aos britânicos, mas não às suas pretensões: “Se uma democracia não pode mudar de ideias, deixa de ser uma democracia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR