Ângelo Rodrigues já foi submetido a um tratamento numa câmara hiperbárica para acelerar a cicatrização das feridas, segundo o Correio da Manhã. O ator, que está internado desde 26 de agosto após ter sofrido uma paragem cardíaca, fez a primeira sessão do tratamento esta segunda-feira no Hospital das Forças Armadas. A terapêutica, que dura cerca de uma hora e quarenta minutos, serve para evitar que o ator perca uma das pernas, de onde foram retirados tecidos mortos e músculos infetados. Pelas 20h00, Ângelo Rodrigues regressou ao Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Ângelo Rodrigues. O ator com medo de não ser amado

Em declarações à SIC Notícias, o diretor do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, Francisco Gamito Guerreiro, explica que o centro onde Ângelo Rodrigues está a ser acompanhado “foi criado para dar apoio aos mergulhadores e submarinistas da Armada e formação e treino aos profissionais de saúde que são chamados à área operacional”. No entanto, as infraestruturas também podem ser utilizadas por civis, que, na verdade, representam 98% dos clientes desta terapêutica no hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Francisco Gamito Guerreiro, o tratamento numa câmara hiperbárica faz com que “uma porção de oxigénio maior” chegue às células, ao plasma do sangue e aos tecidos. ““O tratamento hiperbárico está fortemente recomendado em casos urgentes como intoxicações por monóxido de carbono e doenças de descompressão, ou seja, os acidentes de mergulho, que no Lumiar são cinco a seis por ano”, esclarece o médico.

Para efetuar este tratamento, Ângelo Rodrigues é colocado numa câmara com 12 lugares onde os pacientes são sentados uns à frente dos outros. “A câmara é depois pressurizada para criar o ambiente a uma determinada profundidade, uma espécie de mergulho em seco, e o tratamento começa quando é atingida a profundidade pretendida”, descreve Francisco Gamito Guerreiro. Demora 10 minutos até se atinja essa profundidade. Depois, os pacientes são expostos ao oxigénio através de máscaras durante 75 minutos.

Ângelo Rodrigues entrou em choque séptico, alegadamente depois de ter administrado incorretamente injeções de testosterona que o ajudariam a manter a forma física. Durante os dias seguintes foi submetido a três cirurgias, fez hemodiálise, por falência dos rins, e sofreu uma paragem cardíaca revertida pela equipa médica.

Caso Ângelo Rodrigues. Infarmed insta PJ e ASAE a investigarem medicamentos com testosterona

Irmã de Ângelo: “Não temos medo”

Mariana Rodrigues, irmã de Ângelo Rodrigues, publicou uma mensagem de apoio no Instagram: “Ensinaste-me a não ter medo de caminhos desconhecidos e, hoje, de novo juntos, a aventura é mais séria mas tu estás preparado para tudo, ditando assim a história da irmã que vê o irmão mais velho como um Herói. Que o vê como um exemplo, como um orgulho e como uma força irredutível. Não temos medo”.

A jovem agradeceu o apoio do público desde que o irmão adoeceu e diz acreditar que “o amor” que rodeia Ângelo Rodrigues o irá ajudar na recuperação: ” O amor tem um poder enorme e tu tens tanto amor à tua volta. Obrigada por me ajudares a verbalizar a palavra Amo-te. É tudo tão mais real. Agora, venha Petra”, escreveu ela numa fotografia de irmãos tirada junto à Grande Muralha da China.

https://www.instagram.com/p/B14gJDYlPDx/