A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) pediu à Polícia Judiciária (PJ) e à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que investigasse medicamentos com testosterona à venda em Portugal. Segundo avança o Correio da Manhã este sábado, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está já a investigar os negócios de venda de drogas como testosterona, esteroides e outras hormonas de crescimento. O jornal refere ainda que o caso de  Ângelo Rodrigues será comunicado pelo Hospital Garcia de Orta ao Ministério Público e investigado pela PJ.

A investigação surge numa altura em que o ator e cantor Ângelo Rodrigues está a lutar pela vida, após ter levado injeções de testosterona que lhe terão provocado uma paragem cardíaca que acabou por ser revertida pelos médicos.

Em comunicado enviado à imprensa, o Infarmed confirma que “estão autorizados no nosso país três medicamentos contendo testosterona, com indicações terapêuticas bem estabelecidas e cuja utilização carece de prescrição para a sua dispensa e sendo a sua administração efetuada por profissionais de saúde”.

No entanto, o regulador do setor farmacêutico suspeita que existam medicamentos ilícitos a circular no mercado paralelo ou que os remédios autorizados estejam a circular de forma ilegal, apesar de não ter existido “qualquer reporte de uso ilícito destes medicamentos no circuito legal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR