Explicador

Por que razão o caso Sócrates está para durar?

Setembro 201615 Setembro 2016594
Luís Rosa

O processo está atrasado, em comparação com casos semelhantes?

Pergunta 4 de 9

Não. É certo que é difícil encontrar na história do MP um processo mais importante do que este mas tendo em conta outros casos de criminalidade económico-financeira igualmente complexos, a resposta negativa é clara.

Fixe a data de abertura do inquérito Sócrates (19 de julho de 2013) e analise os seguintes dados de outros casos igualmente mediáticos:

  • Operação Furacãoiniciada em 2005 apenas teve as últimas acusações em maio deste ano, como pode ver aqui; tinha como objeto alegados esquemas de fraude fiscal criados por diversos bancos, como, entre outros, o BES, o BCP e o Finibanco;
  • Operação Monte Branco processo aberto em junho de 2011 e ainda em investigação; uma alegada rede de fraude fiscal e de branqueamento de capitais criada por Francisco Canas e Michel Canals está no centro do processo;
  • Caso dos submarinosiniciou-se em 2005 e foi arquivado em dezembro de 2014. Neste inquérito foram analisadas suspeitas de corrupção na compra de dois submarinos por parte do Estado português.

Há igualmente casos menos complexos do que a Operação Marquês que tiveram investigações que se assemelham ou superam os 3 anos que o caso Sócrates já leva. A saber:

  • Caso Portucale iniciou-se em fevereiro de 2005 e teve acusação em julho de 2007. Estava em causa o favorecimento de uma empresa do Grupo Espírito Santo na aprovação governamental de um empreendimento imobiliário;
  • Caso Isaltinoiniciou-se em 2002 e teve acusação em janeiro de 2006. A investigação escrutinou suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção que explicariam o montante superior a 1 milhão de euros que Isaltino Morais reuniu numa conta bancária na Suíça.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site