Angola

Saúde

Angola: piores serviços básicos de saúde

Angola é o país lusófono com os piores serviços básicos de saúde. O Brasil é o país de língua portuguesa onde os cidadãos mais gastam em saúde.
Sonangol

Sonangol. 15 propostas para construir refinarias

A nova administração da Sonangol já recebeu mais de 15 propostas para a construção de refinarias. O Presidente da República diz que têm aparecido investimentos privados estrangeiros.
Petróleo

Petróleo. Produção angolana cai 100 mil barris/dia

A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
Angola

Angola. Período para repatriamento de capital

João Lourenço afirmou que "todos aqueles cidadãos angolanos que repatriarem capitais do estrangeiro para Angola" durante este período não serão processados.
Angola

Angola. Inflação ronda 25%

Desde setembro de 2014 que a inflação em Angola não para de aumentar, acompanhando o agravamento da crise económica, financeira e cambial.
Oi

Isabel dos Santos escapa a arresto

1.429
Brasileira Oi conseguiu ordem judicial de tribunal das Ilhas Virgens para que os bens da Vidatel fossem congelados. Mas, nove horas antes, a empresária transferiu dinheiro para as suas contas.
Angola

Angola. Fisco não vai tolerar corrupção

A Administração Geral Tributária de Angola assumiu o compromisso de não tolerar atos de corrupção. Em causa está a detenção de cinco funcionários da AGT por suspeitas de desvio de receitas.
Angola

Angola. Impostos atingem 5,5 mil milhões

A receita tributária em Angola atingiu até outubro 5,5 mil milhões de euros. Os principais contribuintes pertencem aos setores financeiro, diamantífero e petrolífero.
CPLP

Lusofonia. Dívida pública limita crescimento

A elevada dívida pública está a limitar o crescimento económico nas maiores economias lusófonas. Em Angola, a maior economia lusófona em África, a dívida pública chega aos 65%.
Angola

Angola. 30 mil imigrantes ilegais expulsos

As autoridades angolanas expulsaram mais de 30 mil imigrantes ilegais da província da Lunda Norte, de onde saíram igualmente de forma voluntária pouco mais de 28 mil outros estrangeiros.
Angola

Direito de resposta de Luísa Rogério

110
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado em nome de Luísa Rogério, ex-diretor do Jornal de Angola, a um artigo publicado no Observador.
Angola

Eduardo dos Santos quer MPLA a combater corrupção

399
O líder do MPLA defende que o partido deve estar na linha da frente do combate à corrupção e ao nepotismo no país. José Eduardo dos Santos quer o MPLA a liderar uma "sociedade mais justa".
Sonangol

Sonangol. Ex-dirigente deixa 20 milhões a estafeta

Mateus Morais de Brito foi encontrado morto em 2014. Terá deixado 20 milhões de euros ao estafeta. A família quer resgatar o dinheiro. O estafeta não manifesta intenções de o devolver.
Angola

Angola sai da recessão e cresce 1,9%

Angola já recuperou da recessão económica de 0,7%, em 2016, e vai crescer 1,9% este ano e 2,7% até 2019, de acordo com o relatório das Nações Unidas sobre a Situação Mundial.
Angola

Angola. Governo vai desativar 500 mil números

As autoridades angolanas vão desativar cerca de 500 mil números telefónicos no quadro do processo de registo e atualização de dados dos utentes dos serviços das comunicações eletrónicas.
Angola

Eduardo dos Santos quer quadros à altura no MPLA

O presidente do MPLA disse que a complexidade crescente do trabalho do partido deve ser acompanhada pela qualidade e capacidade dos seus quadros.
Angola

Sonangol. Isabel dos Santos critica despedimentos

A empresária acusou a atual administração, que em novembro passou a ser liderada por Carlos Saturnino, de "despedimentos em massa", nomeadamente de colaboradores que lhe eram próximos.
Angola

Angola. Telecoms exigem "investimento extenso"

Para a consultora BMI Research, a abertura do mercado das telecoms a um novo operador, em Angola, é positiva, mas requer um "investimento extenso".
Angola

Ex-bastonário: problemas na justiça "são sérios"

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola disse ter deixado o cargo com sentimento de dever cumprido, mas que os problemas na justiça angolana "são sérios".
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos admite BFA na bolsa de Lisboa

Empresária angolana revela planos para vender em bolsa uma parte do capital do Banco do Fomento Angola, operação que pode passar por Lisboa. E quer novos investidores no banco BIC.
Angola

Imprensa internacional elogia João Lourenço

Agência Bloomberg e a revista The Economist publicaram artigos que elogiam a presidência de João Lourenço em Angola, destacando o ímpeto reformista, mas sem esconder as dificuldades.
Angola

Direito de resposta de José Ribeiro

401
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta enviado em nome de José Ribeiro, ex-diretor do Jornal de Angola, a um artigo publicado no Observador.
Angola

Especial/ A imprensa livre chegou a Angola, ou é fake news?

885
De repente, os media estatais angolanos já não mostram um país perfeito. Afinal as estradas têm buracos e até há quem critique José Eduardo dos Santos. É uma abertura verdadeira? Muitos duvidam.
Angola

Agropecuária. Angola tenta financiamento do Brasil

Esta é uma das medidas que visam o aumento da produção não petrolífera constantes do plano intercalar do Governo a seis meses.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos abre hipermercado em Luanda

147
A empresária vai abrir o terceiro hipermercado da rede angolana "Candando". O novo espaço tem 4.300 metros quadrados e vai criar 375 postos de trabalho.
Forças Armadas

O soldado português "perdido" em Angola regressou

872
Durante 54 anos esteve sepultado em Angola, depois de ter sido morto na guerra colonial. A filha não sabia onde estava o corpo, até que viu uma fotografia do pai no Facebook. António regressou a casa.
Angola

Angola. Ministro desmente envolvimento em desvio

O ministro da Construção e Obras Públicas de Angola negou qualquer envolvimento do seu secretário de Estado num desvio de 88 milhões de kwanzas. O governante lamentou as acusações.
Angola

Seca está a matar gado no sul de Angola

Mais de 1.700 cabeças de gado bovino morreram, nos últimos dois meses, no município de Caimbambo, província de Benguela, devido à seca. Criadores abriram reservatórios de água para minimizar problema.
Angola

Isabel dos Santos investigada por fuga ao fisco 

1.861
Filha do ex-presidente angolano estará a ser investigada por alegada importação de carros e material informático para a Unitel, de que é proprietária, em nome da Cruz Vermelha, de que é presidente.
Angola

Angola. Crise afeta distribuição de alimentos

A crise angolana fez com que o Governo só consiga cobrir 43% das 15 mil famílias vulneráveis a que se propôs ajudar. O governo angolano ajudou 6.500 famílias.
Angola

Angola acusa PGR de mediatizar caso Manuel Vicente

O ministro da Comunicação Social de Angola, João Melo, afirma que a investigação em Portugal a Manuel Vicente "foi mediatizada", demonstrando a "intencionalidade" da PGR portuguesa.
Angola

Sonangol e Total assinam acordos

Entre os acordos assinados pelas petrolíferas está uma 'joint-venture' para a importação e distribuição em Angola de produtos refinados do petróleo.
Angola

Angola. Banco corta nas reservas obrigatórias

O Banco Nacional de Angola reduziu para 21% as reservas obrigatórias aplicadas. Apenas Governo central, os governos provinciais e administrações municipais mantêm coeficiente de 30%.
Angola

Parecer não dá imunidade diplomática a Vicente

310
Marques Mendes revela que parecer pedido pelo primeiro-ministro ao conselho consultivo da PGR diz que ex-vice angolano deve ser julgado em Portugal. António Costa pode não homologar documento.
Angola

Três adjuntos candidatos a procurador de Angola

Conselho Superior da Magistratura angolano propôs ao João Lourenço a promoção de três procuradores adjuntos para sucederem a João Maria de Sousa na liderança da Procuradoria-Geral da República.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Angola

Angola: 250 nomeações e dezenas de exonerações

Desde que tomou posse, a 26 de setembro de 2017, o novo Presidente angolano já fez 250 nomeações. Para além disso, exonerou mais de 30 oficiais generais e 10 administrações de empresas públicas.
Angola

Luanda tenta travar protesto de enfermeiros

O governo provincial de Luanda agendou para segunda-feira uma reunião conjunta com enfermeiros para tentar reverter a paralisação das consultas nos centros de saúde, iniciada na quinta-feira.
Tribunal Da Relação De Lisboa

Arquivado caso de sobrinho de Eduardo dos Santos

O Tribunal da Relação de Lisboa deu provimento ao recurso apresentado pelo general angolano Bento 'Kangamba', pedindo o arquivamento do inquérito num alegado caso de branqueamento de capitais.
Angola

Angola com sistema de identificação de passageiros

O ministro do Interior angolano defendeu a implementação urgente do sistema avançado de identificação de passageiros, quando Angola começa a implementar acordos para isenção de vistos.
Angola

PR angolano quer estancar imigração ilegal

104
O Presidente angolano ordenou a criação de uma comissão de apoio ao Conselho de Segurança Nacional, integrando governantes, polícias, militares e serviços secretos.
Angola

Angola quer caso de Vicente na justiça angolana 

123
O chefe da diplomacia angolana defendeu a transferência do processo que envolve Manuel Vicente para a justiça daquele país. O diplomata garantiu que Angola sobrevive a uma crise com Portugal.
Sonangol

Sonangol. Isabel dos Santos novamente exonerada

O novo presidente da Sonangol exonerou Isabel dos Santos do cargo de presidente da comissão executiva. Era este o cargo que Carlos Saturnino ocupava quando foi afastado em dezembro de 2016.
Sida

Sida matou 12 mil angolanos em 2016

Angola registou 22 mil novos casos de VIH/Sida nos primeiros seis meses do ano, 13 mil dos quais crianças. Em 2016, a doença provocou a morte de 12 mil angolanos.
Luanda

Dólar sobe em Luanda, vale pelo menos 420 kwanzas

O preço para comprar um dólar norte-americano nas ruas de Luanda aumentou nos últimos dias, mas vendedores garantem que ainda pode subir mais.
António Costa

Costa: Justiça é o "único irritante" com Angola

259
O primeiro-ministro considera que o "único irritante" nas relações entre Portugal e Angola é "da exclusiva responsabilidade" da justiça portuguesa. Costa garantiu que Angola concorda com este parecer.
Angola

Cooperação de Angola com Portugal está em causa

A cooperação de Angola com Portugal só vai acontecer quando o caso de Manuel Vicente com a Justiça portuguesa estiver resolvido.
Angola

Angola pede ao Japão que assuma produção de arroz

O Governo angolano desafiou as autoridades e empresários japoneses a assumirem as unidades de produção de arroz que estão paralisadas em Angola, de forma a aumentar o atual volume produtivo.
Isabel dos Santos

Sonangol. Isabel dos Santos recusa nepotismo

121
Isabel dos Santos afirma que a sua "competência não está em questão" e que não é "apropriado" relacionar ser filha do ex-chefe de Estado angolano e os resultados da liderança de 17 meses na Sonangol.
Sonangol

Petrolífera italiana e Sonangol chegam a acordo

A petrolífera angolana ENI ficou com os direitos de exploração da Sonangol no enclave de Cabinda. O acordo foi assinado na presença de João Lourenço e do primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
Angola

Angola procura 4º operador de telecomunicações

O Governo angolano vai lançar um concurso público internacional para um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição.
Angola

Angola quer agricultura a crescer 5,9%

O Governo angolano quer aumentar a produção não petrolífera, estimando um crescimento da agricultura numa taxa de 5,9%, durante o ano de 2018.
Angola

Governo revê lei de parcerias público-privadas

O Ministério da Economia e Planeamento angolano deverá iniciar em dezembro a revisão da lei das parcerias público-privadas para reforçar a mobilização de investimento privado.
Angola

Angola. Previsão económica melhora com exonerações

A consultora Eurasia elevou a previsão da evolução de Angola para Positiva no seguimento das exonerações decretadas pelo novo Presidente, João Lourenço.
Angola

Lourenço critica inação nas divisas ilegais

555
João Lourenço garante que Angola tem divisas, só que estão fora do controlo do circuito legal, criticando o facto de até agora "ninguém" ter feito "nada" para inverter o cenário.
Sonangol

Sonangol escolhe parceiro para nova refinaria

A Sonangol pretende escolher até março um parceiro internacional para construir uma nova refinaria em Angola e reduzir as importações de produtos refinados, que custam 150 milhões de euros por mês.
Angola

Exonerações em Angola são só dança das cadeiras

A consultora BMI Research considera que, apesar das exonerações, "as perspetivas de crescimento" em Angola "continuam magras para além de 2018" por falta de indícios de que sejam aplicadas reformas.
Angola

62 mil mulheres violentadas em Angola em 2016

163
A Organização Não-Governamental "Ondjango Feminista" revelou este sábado que a violência contra as mulheres é o direito humano mais violado em Angola.
Angola

Protesto em Luanda contra violência sobre mulheres

Várias dezenas de angolanos saíram à rua em Luanda numa marcha de "repúdio" pela violência contra as mulheres, perante estimativas que apontam para 170 casos registados por dia em 2016.
Sonangol

PGR de Angola investiga administrador da Sonangol

A Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana confirmou que está a investigar um dos novos administradores da Sonangol, implicado num alegado esquema de serviços fictícios da TAP à Sonair.
Angola

Angola não tem carta rogatória para Manuel Vicente

PGR Angola garantiu que não recebeu qualquer carta rogatória proveniente do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa pedindo que o ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente seja constituído arguido.
Angola

Enfermeiros de Luanda vão fazer greve às consultas

Os enfermeiros de Luanda decidiram suspender as consultas nos centros de saúde e hospitais públicos a partir de 30 de novembro, em protesto contra a falta de resposta a reivindicações com cinco anos.
Angola

Estado Islâmico: muçulmanos condenados

Quatro dos seis muçulmanos acusados de organização terrorista e fidelidade ao grupo extremista Estado Islâmico foram condenados a pena de três anos de prisão efetiva.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site