Angola

Angola

Angola emite 16 mil milhões de dívida este ano

Standard & Poor's prevê que Angola irá ser o segundor maior emissor de dívida do continente africano neste ano. O primeiro lugar é ocupado pela África do Sul.
Angola

Onde está o corpo de Jonas Savimbi?

Dezenas de pessoas prestaram homenagem a Savimbi no cemitério de Luena, mas a dúvida sobre se os restos mortais do líder fundador da UNITA estão naquela campa persistem, 16 anos depois.
Operação Lex

PGR confirma buscas a empresa de Álvaro Sobrinho

A Procuradoria-Geral da República confirmou a realização de uma busca numa empresa do empresário angolano, no âmbito da investigação da Operação Lex.
Angola

Angola emite 400 milhões para fundo britânico

Angola prevê a emissão de cerca de 400 milhões de euros para uma operação de resgate de dívida junto da Gemcorp, que tem financiado o Estado angolano desde 2015.
Operação Lex

Sobrinho alvo de buscas por suspeita de suborno

271
O ex-banqueiro é suspeito de ter subornado o juiz Rui Rangel e deve ser constituído arguido no âmbito da Operação Lex assim que estiver em Portugal. O seu escritório em Lisboa foi alvo de buscas.
Operação Fizz

Advogado angolano quer depor presencialmente

130
Ao contrário de Carlos Silva, N'Gunu Tiny quer depor presencialmente. Advogado e presidente do Banco Postal de Angola acompanhou negócios da empresa angolana que contratou Orlando Figueira.
Angola

2.500 milhões chineses para financiar Angola

O Governo angolano está a negociar a contratação de financiamento externo de 6.000 milhões de euros. Metade desse valor vai ser garantido pela China.
Angola

Angola quer combate ao crime de "colarinho branco"

O Presidente angolano exortou os juízes conselheiros do Tribunal Supremo de Angola a apoiarem o combate aos crimes de "colarinho branco" no país.
Angola

Kwanza angolano com nova depreciação face ao euro

O Banco Nacional de Angola vendeu 200 milhões de euros em divisas aos bancos comerciais, o que levou a uma nova depreciação de 0,8% no kwanza face ao euro.
Luanda

Luanda. Chuvas provocam, pelo menos, dez mortes

As chuvas que se iniciaram a 13 de fevereiro, em Luanda, provocaram pelo menos dez mortes e destruíram milhares de casas na capital angolana. Há várias famílias desabrigadas e pessoas desaparecidas.
Angola

Descentralização de competências para municípios 

Angola vai realizar Autárquicas antes de 2022, descentralizando competências para os municípios. A desconcentração começa com a transferência de "recursos humanos e financeiros" para os municípios.
Angola

Angola realiza autárquicas antes de 2022

João Lourenço anunciou que o Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas se realizem antes das eleições gerais de 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Angola

MPLA defende Isabel dos Santos

MPLA denunciou obstruções ao processo de transição política. E defende que a presença regular de Isabel dos Santos, filha do ex-chefe de Estado e presidente do partido, na sede nacional é normal.
Angola

Angola. Projeto agrícola vai exportar para Europa

345
O Pólo Agrícola da Quiminha, maior projeto integrado de agricultura em Angola, em parceria com especialistas israelitas, deverá atingir este ano a plena produção e exportar para a Europa.
Angola

Presidente angolano pede "bons conselhos"

O Presidente da República de Angola pediu "bons conselhos" ao renovado elenco do Conselho da República. O órgão conta agora com a presença do ex-presidente José Eduardo dos Santos.
Angola

Mais familiares do que voluntários a doar sangue

A maior parte do sangue utilizado nos hospitais angolanos é vem de dadores familiares e não de voluntários regulares. Os familiares estão a ser incentivados a tornar-se dadores.
Angola

João Lourenço quer conversar com Ramaphosa

João Lourenço manifestou esta sexta-feira vontade de abordar o novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.
Angola

Angola. Processo de vistos vai ser simplificado

Uma comissão tem de apresentar um projeto do novo regime jurídico de cidadãos estrangeiros: a ideia é simplificar os procedimentos administrativos no que diz respeito aos vistos de entrada em Angola.
Angola

Dívida pública de Angola aumenta 18% em 2018

O Governo angolano prevê captar 6,721 biliões de kwanzas de dívida pública em 2018, totalizando 54.500 milhões de euros de endividamento até final, segundo prevê o Plano Anual de Endividamento.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Angola

Presidente lidera comissão para reforma do Estado

O Presidente da República de Angola criou uma comissão interministerial para a reforma do Estado. A comissão junta 10 ministros e vai ser coordenada pelo próprio João Lourenço.
Angola

TAAG precisa de novos aviões para parar prejuízo

A transportadora aérea angolana precisa de novas aeronaves para travar o prejuízo acumulado ao longo de 30 anos nas ligações domésticas. Os aviões usados pela TAAG são mais adequados a médio curso.
Angola

União Recreativo Kilamba vence Carnaval de Luanda

O grupo União Recreativo Kilamba venceu o Carnaval de Luanda. Os resultados foram anunciados na sala da Liga Nacional Africana.
Angola

Português morto em Luanda durante assalto

Um cidadão português morreu na sequência de um assalto em Luanda, confirmou a polícia angolana. A vítima tinha 65 anos e terá sido morta a tiro.
Angola

José Eduardo dos Santos no Conselho da República

225
José Eduardo dos Santos foi nomeado por João Lourenço, esta quinta-feira, para o Conselho da República. Também Paulo Kassoma, como representante do MPLA, foi nomeado.
Luanda

Luanda. Euro e dólar com preço estabilizado 

Nos bairros da capital angolana, um dólar estava a ser transacionado por valores entre 430 e 440 kwanzas (1,65 euros) e o euro mantinha-se entre 530 e 540 kwanzas (2,10 euros).
Angola

Angola quer dar qualidade à despesa pública 

Ao nível da gestão das finanças públicas, o Governo angolano quer "introduzir a figura do controlador financeiro", com o objetivo de melhorar a qualidade da despesa pública.
Angola

Hungria alarga linha de crédito para Angola

A Hungria alargou a linha de crédito para Angola em quase 140 milhões de euros. O objetivo é promover o investimento de empresas húngaras naquele país africano.
Angola

Fortes chuvas fazem dois mortos em Luanda

104
As fortes chuvas que atingiram Luanda entre a noite passada e esta madrugada fizeram dois mortos e um desaparecido. 2.200 casas ficaram totalmente inundadas.
Angola

MPLA critica UNITA por votar contra OE para 2018

O Orçamento do Estado de João Lourenço foi aprovado apenas com 136 votos a favor do MPLA. O partido critica agora a UNITA por ter votado contra.
Angola

Avança segunda emissão angolana de 'eurobonds'

O processo da segunda emissão angolana de 'eurobonds' está previsto para o mês de fevereiro e "há um conjunto de bancos que estão a trabalhar com o Ministério das Finanças na preparação dessa emissão"
Angola

Mais de 21 quilos de marfim apreendidos em 3 meses

Foram apreendidos mais de 21 quilos de marfim, no valor de 60 mil euros. Os três cidadãos são acusados do crime de associação criminosa, agressão ao ambiente e contrabando, foram já entregues ao MP.
Luanda

Casas e ruas inundadas em Luanda devido a chuva

Fortes chuvas abateram-se sobre Luanda na madrugada de quarta-feira, deixando dezenas de casas inundadas, ruas intransitáveis e viaturas danificadas.
Angola

Pedida auscultação sobre repatriamento de capitais

Um grupo de ativistas e personalidades angolanas pediu "ampla auscultação dos cidadãos" para encontrar o modelo "mais justo" na proposta de lei para facilitar o repatriamento de capitais.
Angola

OE de João Lourenço aprovado só com votos do MPLA

A proposta de lei do Orçamento Geral do Estado para 2018 de João Lourenço foi aprovada com 136 votos a favor, dos membros do MPLA. O documento recebeu 18 abstenções.
Carnaval

Carnaval de Luanda conta com Presidente angolano 

Foi dia de festa, na capital angolana. Centenas de pessoas reuniram-se na marginal de Luanda para celebrar o Carnaval. Houve festa, dança e competições de máscaras.
Angola

1.300 angolanos morreram de tuberculose em 2017

Em 2017, mais de 56 mil angolanos tiveram tuberculose e 1.300 acabaram por morrer. A doença é considerada pelas autoridades de Luanda um caso sério de saúde pública.
Luanda

Luanda conta com mais de quatro mil professores

Há 106 mil alunos fora do sistema de ensino em Luanda, com a abertura de escolas, e com a contratação de professores, nos próximos dias, "vamos reduzir para cerca de 55 mil alunos”.
Angola

Galp. Isabel dos Santos contraria Sonangol

Administração da petrolífera angolana diz não ter registo de dividendos de centenas de milhões de euros. Filha do ex-presidente angolano tem uma versão diferente. É um mistério de 438 milhões.
Angola

Angola. Mais de 700 mil euros para medidas fiscais

Em causa está a "necessidade da boa implementação das ações do Ministério das Finanças" no Plano Intercalar do Executivo e no Plano de Estabilização Macroeconómica.
MPLA

MPLA: preparar autárquicas em Angola é para 2018

O MPLA anunciou que vai propor legislação para a realização, progressiva, das primeiras eleições autárquicas no país. Este será um dos compromissos do partido para este ano.
Luanda

Luanda. Pesca é ganha-pão para jovens

101
A marginal de Luanda é um postal da renovada capital angolana, após obras de mais de 2.000 milhões de euros, mas a pesca na baía é cada vez mais o ganha-pão para dezenas de jovens sem emprego.
Angola

Angola legisla sobre exploração de gás natural

A lei sobre Exploração e Produção do Gás Natural em Angola já está praticamente concluída. O Governo angolano diz que o diploma vai igualmente salvaguardar o direito das empresas exploradoras.
Sonangol

KPMG vai verificar contas de Isabel dos Santos

AKPMG vai garantir a auditoria às contas da Sonangol, depois de preterida a consultora escolhida pela anterior administração, de Isabel dos Santos, cujas contas também serão analisadas.
Angola

Angola vai emitir 1.140 milhões de euros em dívida

O presidente angolano autorizou a emissão do equivalente a 1.140 milhões de euros em dívida pública (em kwanzas) a favor do Banco Nacional de Angola. A maturidade desta emissão será de 10 anos.
África

Supressão de vistos entre Moçambique e Angola

A supressão de vistos entre Moçambique e Angola entra em vigor a 15 de fevereiro. O acordo exclui quem queira estudar ou trabalhar no outro país.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Angola

Dívida pública angolana passa os 70% do PIB

A Moody's prevê que a dívida pública angolana suba para mais de 70% do PIB no terceiro trimestre. A depreciação do kwanza face ao dólar é o principal motivo.
Presidente Marcelo

Marcelo reafirma bom relacionamento com Angola

126
O Presidente da República português sublinhou que as relações entre Portugal e Angola "estão mais fortalecidas" e acentuou que os dois países estão "condenados a ficar juntos para sempre".
Justiça

CPLP. Angola envia carta sobre caso Manuel Vicente

Angola enviou uma carta aos embaixadores da CPLP a questionar a investigação a Manuel Vicente, antigo vice-presidente angolano. Governo já veio dizer que a carta não contesta mandado de detenção.
Operação Fizz

Fizz. Carlos Silva quer depor por videoconferência

O banqueiro angolano, presidente do Banco Privado Atlântico, é apontado pelos arguidos da Operação Fizz como o responsável pela contratação do ex-procurador Orlando Figueira, e não Manuel Vicente.
Angola

Cinco acusados de tentar matar vice-presidente

Cinco pessoas estão a ser acusadas de tentativa de homicídio do vice-presidente angolano. Segundo o advogado de defesa, os homens só "estacionaram junto à residência de Bornito de Sousa".
Saúde

Angola deve a Portugal cinco milhões de euros

143
O embaixador angolano em Lisboa, Marcos Barrica, disse que, devido aos cinco milhões de euros em falta, os doentes em tratamento em Portugal passam por dificuldades.
Corrupção

A carta de Manuel Vicente sobre o caso Fizz

103
O Observador teve acesso à carta que Manuel Vicente enviou ao procurador-geral angolano a três dias do início do julgamento em que é acusado de corrupção de um procurador português.
Operação Fizz

MP traz "factos que nada têm a ver com o processo"

Confrontado com documentação relativa ao caso Banif, o advogado Paulo Blanco disse que Manuel Vicente "não tem nada a ver" com o caso e que a procuradora do MP quer trazer factos alheios ao processo.
Nações Unidas

Cabo Verde apoia Angola a membro da ONU 

Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, mostrou a sua posição de apoio a Angola numa candidatura a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Angola

Angola necessita de programa para cuidar do cancro

Angola precisa de um "programa de rastreio institucionalizado" para detetar casos precoces de cancro da mama e colo do útero, o que permitiria uma cobertura de cerca de 80% da população.
Justiça

Querem uma justiça diplomática?

107
As relações entre Lisboa e Luanda assentam demasiado na promiscuidade entre as duas oligarquias, portuguesa e angolana. O pior que há em Portugal tende a reforçar o pior que há em Angola, e vice-versa
Operação Fizz

MP "desconsiderou criminosamente" escuta a Proença

O advogado Paulo Blanco criticou em tribunal aquilo que diz ser uma "desconsideração" da escuta a Proença de Carvalho e Orlando Figueira, que está no processo desde o início.
Isabel dos Santos

Efacec quer ser "empregador de referência"

199
A Efacec quer ser uma referência em Portugal. Atualmente emprega 112 pessoas, e espera responder por 190 colaboradores "até final deste ano e empregar até 400 pessoas em 2025".
Angola

Angola. Primeira-dama apoia projetos sociais

A primeira-dama angolana vai ter um gabinete responsável por apoiar projetos sociais. A equipa será constituída por nove pessoas, que têm como objetivo desenvolver várias áreas da vida da população.
Justiça

Advogado de Manuel Vicente pede responsabilização

O advogado do ex-vice-presidente de Angola diz que espera que "se apurem as responsabilidades" decorrentes do mandado de detenção para notificação do seu cliente.
Angola

Economist revê crescimento de Angola em baixa

A Economist Intelligence Unit reviu em baixa a previsão de crescimento da economia de Angola, antecipando para este ano uma expansão de 1,8%, menos 0,6 pontos do que os 2,4% previstos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site