Angola

Angola

30% dos angolanos que trabalham é na agricultura

Mais de 30% da população com emprego em Angola trabalha para a agricultura e pescas, enquanto a indústria só consegue empregar três pessoas em cada 100. Dados são do INE angolano.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos: "Angola não é a Venezuela"

262
A filha de José Eduardo dos Santos assegurou que Angola não se tornará a próxima Venezuela. Isabel dos Santos admitiu ainda que a corrupção é um problema no país e depende da educação que é prestada.
Angola

BPI quer redução "com calma" no BFAngola

O presidente do BPI disse que o banco está a trabalhar na redução da participação no Banco Fomento de Angola (BFA), como quer o BCE, mas que tal decorre "com calma", para conseguir maximizar o valor.
Angola

Polícia angolana detém funcionários das águas

A Polícia Nacional de Angola deteve oito funcionários da empresa de águas estatal da província de Cabinda, por alegado desvio de cerca de 33 milhões de kwanzas (168.092 euros).
Angola

Girabola angolano ao rubro

A liderança do principal campeonato angolano de futebol joga-se domingo entre o leste de Angola, com o Petro de Luanda proibido de perder pontos.
Luanda

Luanda garante escola a todas as crianças

A direção de Educação de Luanda assegurou que as crianças do distrito urbano do Ngola Kiluanji não vão perder o próximo ano letivo devido ao reduzido número de escolas.
Angola

Polícia investiga morte de dirigente da UNITA

A Polícia Nacional angolana está a investigar o homicídio do secretário municipal da UNITA. O partido atribui responsabilidades a elementos do MPLA e à intolerância política.
Angola

Ravinas e chuva ameaçam município angolano

Desde o início do período de chuvas, já morreram quatro pessoas e 338 famílias ficaram desalojadas. Mbanza Congo é a capital da província do Zaire, no norte de Angola.
Economia

Portugal segura liderança nas vendas a Angola

Portugal mantém a liderança entre os países que mais vendem a Angola, à frente da China, aumentando o volume de negócios em 47 por cento no segundo trimestre, face ao mesmo período de 2016.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos admite que Angola tem desafios

Isabel dos Santos acha que a corrupção é apenas outro problema dos muitos que Angola tem. A empresária considera difícil falar do pai por olhar para ele como "a pessoa que está em casa".
Isabel dos Santos

Sonangol. Posição no BCP é para manter

Sonangol vai manter a posição acionista no banco português Millennium BCP, investimento que já produziu rendimento, afirmou Isabel dos Santos, em Londres.
Igreja Católica

Angola. Bispos pedem "pluralidade" ao Governo

Os bispos angolanos exortaram o novo Governo angolano a "não ter medo do contraditório" e pediram pluralidade informativa". Os bispos dizem-se preocupados com a fome e a falta de medicamentos no país.
Angola

Angola investiga morte sem assistência em hospital

Uma equipa da Inspeção-Geral da Saúde angolana está a investigar as circunstâncias em terá morrido um homem, de 31 anos, à porta do hospital do Kapalanga, por alegada falta de assistência.
Sonangol

Empresa da Sonangol pede fim de conflito laboral

A Sonils, da Sonangol, manifestou disponibilidade para colaborar "no desfecho rápido e positivo" dos problemas na base de uma greve realizada por cerca de 400 trabalhadores.
Angola

Angola. Líder da UNITA apela ao diálogo

O líder da UNITA aconselhou esta quarta-feira o presidente angolano a manter o diálogo para resolver problemas antigos. Isaías Samakuva afirmou que a consolidação do Estado é uma prioridade.
Angola

UNITA acusa MPLA por homicídio de dirigente

A UNITA denunciou esta quarta-feira o homicídio do secretário municipal de Cambundi-Catembo, na província de Malanje, cuja responsabilidade atribui a elementos afetos ao MPLA, partido no poder.
Luanda

Dólar sobe por possível desvalorização do kwanza

O preço para comprar um dólar norte-americano nas ruas de Luanda disparou nos últimos dias, aproximando-se dos 400 kwanzas, com receios de uma desvalorização da moeda nacional angolana.
Direitos Humanos

Angola. Melhorias em direitos humanos reconhecidos

A diplomacia angolana considera a eleição do país para o Conselho de Direitos Humanos da ONU como um "reconhecimento" internacional das "melhorias" em matéria de direitos humanos em Angola.
Angola

Troca de tiros mata três pessoas em Luanda

A Polícia Nacional de Angola está a investigar a morte de três pessoas, ocorrida em Luanda na sequência de uma troca de tiros entre "grupos rivais", no município de Viana.
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
Nações Unidas

Angola eleita para Conselho de Direitos Humanos

3.321
Angola foi eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, entre 2018 e 2020. O país vai centrar-se na agenda do desenvolvimento.
Angola

Angola. Primeiro ministro fecha gabinete de imagem

O Presidente angolano extinguiu o Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração, órgão que era responsável pela imagem e comunicação do Governo.
Angola

Angola. Aprovação do Código Penal é prioridade

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola diz que a aprovação do Código Penal, adiada na legislatura passada devido à falta de consenso na questão sobre o aborto, é prioritária.
Angola

Angola. Presidente promete poder local até 2022

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, assumiu que a instituição das autarquias locais no país é um "desafio central" para a atual legislatura, que decorre até 2022.
Angola

Angola. Presidente admite mau cenário económico

102
O Presidente angolano, João Lourenço, admitiu que o país está numa "situação difícil" em termos económicos e financeiros, tendo registado um crescimento real do PIB praticamente nulo.
Angola

Angola não descarta apoio do FMI com financiamento

Angola está a avaliar a possibilidade de pedir uma assistência técnica ao Fundo Monetário Internacional, eventualmente com financiamento, face às necessidades que o país enfrenta.
Angola

Angola. Petrolíferas trabalham em melhorar setor

O Presidente angolano deu 30 dias para um grupo de trabalho, que integra a Sonangol, apresentar propostas para melhorar o desempenho da indústria nacional de petróleo e gás.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Angola

Angola. Raio pode atingido avião que se despenhou

A aeronave que se despenhou na quinta-feira no leste de Angola, provocando a morte dos sete ocupantes, terá sido atingida por um raio na asa direita, provocando o incêndio num dos motores.
Angola

João Lourenço faz primeiro discurso

O presidente angolano dirige-se pela primeira vez à população, no discurso anual sobre o estado da Nação. A oposição espera que João Lourenço fale sobre as primeiras eleições autárquicas em Angola.
Angola

Encontrados destroços de avião desaparecido

As autoridades angolanas encontraram os destroços do avião desaparecido desde quinta-feira no leste do país, com sete pessoas a bordo, quando viajava para Luanda. Um português morreu no acidente.
Acidentes de Aviação

Angola. Avistados destroços de aeronave

Destroços da aeronave que está desaparecida no leste de Angola terão sido avistados, a 320 quilómetros do aeroporto do Dundo, tendo sido reportado um incêndio num dos motores. Um português morreu.
Desaparecimentos

Português morto na queda de avião em Angola

145
O governo português confirma a morte de um cidadão português em Angola, depois da queda de um avião na quinta-feira. Trata-se de um paramédico bombeiro de 39 anos.
Angola

Fundo Soberano tem 4,2 mil milhões de euros

O Fundo Soberano de Angola anunciou que os ativos atuais totais atingiram, na "atualização" feita em junho, os 5.050 milhões de dólares (4.260 milhões de euros).
Poluição

Angola vai avaliar efeito de microplásticos no mar

Angola espera conhecer ainda este ano os efeitos dos microplásticos no ecossistema marinho, através do estudo que o navio de investigação Dr. Fridtjof Nansen está a realizar em águas nacionais.
Angola

Funcionários do fisco angolano detidos por desvio

209
O Serviço de Investigação Criminal angolano deteve até ao momento cinco funcionários da Administração-Geral Tributária por suspeitas de desvio de receitas da cobrança de impostos.
Agricultura

Angola quer atribuir terrenos a quem os cultiva

O Presidente angolano, João Lourenço, comprometeu-se a iniciar um processo de cadastramento das terras do país, para posteriormente serem atribuídas aos camponeses que já as cultivam.
Animais

Angola. 100 hipopótamos mortos em parque namibiano

Pelo menos 100 hipopótamos foram encontrados mortos este mês, no Parque Nacional de Bwabwata, numa faixa do nordeste da Namíbia entre o sul de Angola e o Botsuana, alegadamente envenenados por antraz.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
Sonangol

Sonangol quer baixar custos de produzir petróleo

A Sonangol quer reduzir os custos de produção de petróleo entre 20 a 30 dólares por barril para atingir o ponto de equilíbrio da produção no intervalo entre 40 a 50 dólares.
Angola

Farmacêutica investe quase 14 milhões de euros

Um grupo farmacêutico internacional pretende investir quase 14 milhões de euros em Angola, prevendo aumentar o fornecimento de medicamentos à população.
Angola

Petrolíferas pedem melhoria de competitividade

As petrolíferas que operam em Angola defenderam, numa reunião com o novo Presidente angolano, João Lourenço, medidas para melhorar a competitividade do setor, face aos países concorrentes.
Angola

Sindicato do MP denuncia "retaliações"

O sindicato que representa os trabalhadores do Ministério Público angolano acusou a instituição de promover pessoas por conveniência e ignorar agentes sindicais por retaliação.
Angola

Ministro que faltou à tomada de posse exonerado

O presidente angolano, João Lourenço, exonerou o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, nomeado há uma semana para aquelas funções, por não ter comparecido à tomada de posse.
Conversas à Quinta

Vai haver uma nova Angola com João Lourenço?

139
Angola tem um novo Presidente, terá um novo futuro? Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto explicam quem é João Lourenço e o que se pode esperar dele. E explicam a omissão de Portugal no discurso de posse.
UNITA

Angola. Líder parlamentar da UNITA reconduzido

A decisão foi tomada após a primeira reunião do grupo parlamentar da UNITA, que quase duplicou, para 51, o total de deputados, na sequência das eleições gerais de 23 de agosto passado.
Angola

SIDA. Situação em Angola é "preocupante", diz ONU

O índice de prevalência da doença entre a população de Angola é de 2,4%. Diretor da ONU/SIDA em Angola apela por isso à sociedade para se juntar "aos esforços do Governo".
Angola

Angola aprova obras de 105 milhões em Luanda

Governo angolano aprovou dois contratos para obras nas ruas e estradas em Luanda no valor de 105 milhões de euros, um dos quais com linha de crédito e seguro à exportação portuguesa COSEC.
Angola

Angola. 25 novos magistrados reforçam MP

O procurador-geral da República de Angola exortou os 25 novos procuradores do Ministério Público. Os novos procuradores juntam-se assim aos 420 que já estão em funções.
Justiça

Explicador/ Manuel Vicente pode mesmo ser julgado em Portugal?

155
Angola entende que a imunidade do ex-n.º 2 de José Eduardo dos Santos está a ser violada pela Justiça portuguesa. Será mesmo assim? Ou Vicente pode ser julgado em Portugal por corrupção?
Angola

Christie's vende diamante de Isabel dos Santos

375
Uma joia rara detida pela joalharia suíça de Isabel dos Santos e do marido vai ser vendido pela leiloeira Christie's. Pedra preciosa nasceu do maior diamante alguma vez descoberto em Angola.
Angola

Portugal é quem mais vende a Angola

Portugal continua a ser o país que mais exporta para Angola, à frente da China. Ainda assim, os chineses são os maiores compradores das exportações angolanas.
Luanda

Angola. Ministro pede disciplina a novo governador

O ministro da Administração do Território e da Reforma do Estado angolano pediu "disciplina e autoridade" à gestão do novo governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho.
Angola

Angola. Ministro tutela petróleo e diamantes

O novo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola assume que é um "desafio elevado" a fusão das duas pastas de governo, que antes estavam em pastas separadas, e a gestão que tem pela frente.
República do Congo

Angola cede presidência de conferência ao Congo

A República do Congo vai assumir a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes lagos, depois de dois mandatos de Angola. A próxima cimeira acontece a 19 de outubro.
Angola

Primeiro satélite angolano é lançado em dezembro

O lançamento do AngoSat-1, primeiro satélite angolano, está previsto para 7 de dezembro, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, segundo informação das autoridades espaciais russas.
Luanda

Trabalhadores denunciam despedimentos injustos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Domésticos de Luanda denunciou que empregadores estão a despedir funcionários "sem justa causa" e furtam-se a pagar as contribuições para a Segurança Social.
Angola

Reservas angolanas em mínimos históricos

As reservas internacionais angolanas renovaram mínimos históricos em agosto, caindo para 15.609 milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros).
Sonangol

Ex-presidente exonerou três executivos da Sonangol

José Eduardo dos Santos exonerou três administradores executivos da Sonangol, por decreto que entrou em vigor no dia em que tomou posse o novo chefe de Estado, João Lourenço.
Cancro

Angola com seis novos casos de cancro diariamente

Angola regista diariamente seis casos de cancro e só no primeiro semestre deste ano são já 115 o número de novos casos de cancro da mama, informaram esta segunda-feira as autoridades.
Angola

Venda de divisas a bancos angolanos volta a cair

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola continua a atingir mínimos anuais. O país atravessa uma grave crise financeira desde o fim de 2014, principalmente devido à queda do valor do petróleo.
Angola

Enfermeiros de Luanda ameaçam paralisar

Enfermeiros de Luanda ameaçam "paralisar a qualquer momento" caso as autoridades não resolvam reivindicações que datam desde 2012, como o pagamento de retroativos e a promoção do pessoal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site