Frelimo

Moçambique

Presidente moçambicano exonera vice-ministro

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou Roque Silva Samuel do cargo de vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, anunciou o gabinete do chefe de Estado em comunicado.
Frelimo

Roque Silva é o novo secretário-geral da Frelimo

O vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, foi eleito novo secretário-geral da Frelimo, durante o congresso do partido a decorrer na Matola, arredores de Maputo.
Frelimo

Frelimo retoma congresso para rever atividades

Os trabalhos do 11.º congresso da Frelimo, partido no poder em Moçambique, foram retomados esta quarta-feira e têm na agenda a análise do relatório do comité central do partido.
Moçambique

Nyusi: combater corrupção é desafio "urgente"

O presidente moçambicano e da Frelimo, Filipe Nyusi, elegeu o combate à corrupção como o principal desafio do partido e do país e defende um crescimento de 7 a 10% ao ano.
Frelimo

Frelimo aprova recandidatura de Nyusi

A comissão política da Frelimo aprovou uma resolução de apoio à recandidatura de Filipe Nyusi à liderança do partido. A comissão considera que Nyusi promoveu positivamente a economia e paz.
Frelimo

Frelimo respeitará separação de poderes

A Frelimo indicou que vai respeitar a separação de poderes no esclarecimento das circunstâncias em que o anterior governo avalizou secretamente dívidas.
Frelimo

Moçambique. Frelimo debate plano de governo

O comité central da Frelimo vai reunir para debater propostas de governo do partido para os próximos cinco anos. As discussões vão centrar-se nas preocupações da sociedade moçambicana.
Frelimo

Frelimo reúne-se para debater plano quinquenal

A Frelimo anunciou que vai reunir o comité central a partir de quinta-feira para debater propostas de governo do partido para os próximos cinco anos.
Frelimo

Moçambique. População é prioridade para a Frelimo

O líder da Frente de Libertação de Moçambique e Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou esta sexta-feira que o partido deve compreender o que pensa a população, que enfrenta custos difíceis.
Frelimo

Frelimo quer fim de casamentos prematuros

A Organização da Mulher Moçambicana, filiada à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, exortou a sociedade moçambicana a unir-se contra os casamentos prematuros e contra a violência doméstica.
Frelimo

Frelimo: solução interna é o caminho para a paz

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considera a aposta na solução interna como o caminho para a resolução do conflito militar no país.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Renamo

Negociações de paz em Moçambique foram adiadas

As negociações de paz entre o Governo moçambicano e a Renamo foram adiadas para a próxima semana por proposta do coordenador dos mediadores internacionais.
Moçambique

Dhlakama descarta integração da Renamo no Governo

"Não precisamos nem queremos entrar no Governo", diz o líder da Renamo numa entrevista em que exige poder governar nas seis províncias de Moçambique em que reclama ter ganho nas últimas eleições.
Moçambique

Moçambique. Renamo e governo trocam acusações

A Renamo, oposição ao regime, denunciou ataques na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, onde se presume encontrar-se o líder do partido, Afonso Dhlakama.
Moçambique

Dirigentes da Frelimo mortos em Moçambique

Temos fortes suspeitas de que se trata de homens armados da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana]", referiu Leonardo Colher, chefe das relações públicas do comando da Polícia de Manica.
Moçambique

"Ainda é possível controlo interno", diz Governo

O Ministério da Defesa de Moçambique rejeitou a intervenção externa para a resolução do conflito militar no país, com a Renamo a combater o exército na zona centro.
Moçambique

Corpos abandonados: Governo fala em crime

O Governo moçambicano promete continuar as investigações sobre o os cadáveres abandonados no centro do país, onde se tem mantido aceso o confronto militar entre o exército e a Renamo.
Presidente da República

Marcelo e a agenda discreta em Maputo

Voltando à velha fórmula de Marcelo: Assumir um papel de mediação entre Frelimo/Renamo é desejável? Não. Mas pode-se fazer? Sim. Mas de forma discreta. Hoje chegou um revés à visita a Moçambique.
Crise em Moçambique

Frelimo encoraja Nyusi a diálogo pela paz no país

O Comité Central da Frelimo exortou a liderança do partido a aprofundar o processo de descentralização em Moçambique, um dos pontos que tem agravado a crise política e militar no país.
Moçambique

Frelimo quer estar "mais próxima do cidadão"

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, manifestou a vontade de "estar mais próxima do cidadão", enaltecendo a importância da mobilização para a paz.
Moçambique

A Quinta dos Animais à portuguesa

548
Em tempos foi a quinta de Dúlio Ribeiro, com gado suíno e bovino que abastecia Quelimane. Em 1980 foi nacionalizada e a dona expulsa. Hoje nada resta dela a não ser Mpuruni, um bairro periurbano pobre
Moçambique

Frelimo anuncia eleiçõe internas em Moçambique

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, anunciou eleições internas em todo país, que começarão este sábado e se vão estender até 29 de outubro.
Mundo

Frelimo nega envolvimento na morte de Cistac

O partido no poder em Moçambique considera estar a enfrentar "acusações gravíssimas".
Moçambique

Especial/ Descolonização: O terror do batalhão em cuecas

1.698
De como uma cassete com frases comprometedoras de militares portugueses condicionou a descolonização de Moçambique. Ou como a humilhação do batalhão em cuecas desculpabilizou a retirada sem condições.
Guerra Colonial

Especial/ Guerra Colonial foi luta de David contra Golias?

480
Houve sempre, entre 1961 e 1974, do lado português, constrangimentos de tal forma importantes que impediram as forças armadas portuguesas de apresentar-se como claramente superiores.
Moçambique

Moçambique: teste ao porta-aviões Frelimo

Os ventos de mudança em Moçambique incluem ainda sinais de insatisfação popular e protestos sempre latentes de alguns setores de um funcionalismo público em expansão (como médicos e professores).
Eleições

Violência eleitoral faz 15 feridos em Moçambique

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, em atos de violência, que envolveram membros da Renamo e da Frelimo, em Nampula. Na quarta-feira, há eleições gerais em Moçambique.
Moçambique

Moçambique, 7 de Setembro de 1974: os dias do fim

595
Durante três dias essa vaga alteou-se e chegou a pensar-se que chegaria à praia. Ao terceiro dia, abateu-se, para não mais se levantar, não sem que tivessem sido feitas novas promessas e garantias vãs

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site