790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Costa

E o vencedor é...

Dia 9 são Eleições Europeias ou de Bugalho?

A traição socialista na preparação para as Europeias e a luta pelo destaque frente a Sebastião Bugalho. Ainda, uma festa dos 50 anos de Abril "intoxicada" pelas palavras de Marcelo "a ser Marcelo".
Noticiário

7h. Sánchez não põe em causa ambições de Costa

Fontes europeias ouvidas pelo Observador dizem que António Costa continua a ser favorito para liderar Conselho Europeu. Ainda a entrevista de João Galamba, o conflito em Gaza e as eleições no FC Porto
União Europeia

Jogada de Sánchez não derruba ambições de Costa

Há dúvidas sobre o que Sánchez fará na segunda-feira: se fica na Moncloa ou sai e passa a entrar nas contas europeias. Costa ficaria com concorrência, mas não afastado da corrida ao Conselho Europeu.
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Noticiário

15h. Capucho. "Declarações de PR deploráveis"

António Capucho considera deploráveis declarações de Marcelo sobre Costa, Montenegro e reparação colonial. Sindicatos dos Enfermeiros otimistas depois de reunião com ministra da Saúde.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Marcelo Rebelo de Sousa

O que revelou Marcelo aos jornalistas estrangeiros

As declarações num jantar com a imprensa estrangeira caíram como uma bomba na véspera do 25 de Abril. Marcelo falou do filho, dos primeiros-ministros, da PGR e do custos da reparação do colonialismo.
Presidente Marcelo

Marcelo: o "não" a Centeno e a conversa com a PGR

Em novos registos áudio do jantar com jornalistas estrangeiros, Marcelo diz que um Governo de transição não era possível porque estava aberta a luta pela liderança do PS. E conta conversa com PGR.
PGR

Marcelo, a PGR e o que achou "maquiavélico"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Operação Influencer, os inquéritos que foram abertos e a data de abertura de um deles — exatamente a mesma em que António Costa se demitiu.
Justiça

Influencer. Defesa pede nulidade de prova

A defesa do arguido Afonso Salema, ex-CEO da Start Campus, reclama nulidade da prova por ter sido recolhida pela PSP e não pela PJ que diz ser o órgão policial competente para os crimes indiciados.
Noticiário

10h. SNS. Larcerda Sales pede "continuidade"

Depois da demissão do CEO do SNS, Larcerda Sales pede que a Direção Executiva seja para continuar. PS acusa Governo de provocar a demissão por entrar em "confronto". E ainda, o debate do IRS.
E o vencedor é...

O RAP que se prepare, vem aí António Costa

A inevitável demissão de Fernando Araújo e a vassourada de Pedro Nuno na delegação do PS no Parlamento Europeu. António Costa comentador? Ricardo Araújo Pereira vai ter de olhar para a concorrência.
António Costa

Costa com opinião semanal no Correio da Manhã

Já se sabia que António Costa seria um dos comentadores do novo canal da Medialivre. Agora é conhecida também a contratação do ex-primeiro-ministro para as páginas do Correio da Manhã.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Noticiário

7h. Bruxelas? Medina vai ser deputado "para já"

Ex-ministro das Finanças é o convidado do Eu Estive Lá. Lança Costa para Bruxelas e faz tabu do seu futuro. Paulo Portas rejeita críticas "injustas" de Passos Coelho. E a comissão do 25 de Novembro.
E o vencedor é...

Procura-se: identidade do CDS-PP

Quando é que CDS terá coragem de ir a eleições sozinho? Partido vive crise de identidade e tenta manter-se à tona da democracia. Costa de laçarote rumo a Bruxelas e uma caneca fiscal? Não, só um shot.
E o vencedor é...

PSD criou a fantasia, mas o balão rebentou

O CDS está de volta e o grande desafio de Nuno Melo é provar que o CDS não são o "partido Os Verdes" do PSD. Montenegro não mentiu, mas não evitou intrigas e inimizades com os outros partidos da AR.
Política

Marcelo: "Disse o que os portugueses sentiram"

Marcelo defendeu que fez um comentário genérico ao afirmar que começa a ser mais provável haver um português no Conselho Europeu. Deu razão a Costa, que disse que a dissolução era um sonho da direita.
Noticiário

21h. PR afasta violação da separação de poderes

Marcelo rejeita interferência na separação de poderes, depois de ter lançado Costa para o Conselho Europeu. Ainda, João Leão avisa que classe média-alta vai sair mais beneficiada com descida do IRS.
Semáforo Político

O limite de Marcelo devia ser o silêncio

Se até à mesa do café um ministro é um ministro, o que dizer de um Presidente? Marcelo insiste em interferir na separação de poderes, no caso Influencer. Ainda o IRS "poucochinho".
Explicador

"Silêncio da PGR é arrogante e antidemocrático"

João Costa lança críticas ao "silêncio intolerável" da PGR e à falta de proteção de Marcelo ao "Governo estável" de Costa. O antigo ministro da educação quer o PR peça explicações à PGR, Lucília Gago.
E o vencedor é...

Montenegro "tremido", Passos e Moedas "à espreita"

Podemos apontar defeitos, mas com Marcelo não há tédio. A vida a acontecer no PSD com Moedas e Passos a planear o futuro num mar com muitos "tentáculos". Ainda a "crise do regime" e o silêncio da PGR.
António Costa

"Ocasião fez a decisão" de Marcelo dissolver AR

Anterior legislatura acabou "prematuramente por decisão do Presidente da República. A ocasião fez a decisão, mas desde outubro de 2022 que a direita andava num frenesim" para dissolver o Parlamento.
Noticiário

6h. Irão diz ter sido alvo de ataques israelitas

As autoridades dos EUA já confirmaram que Israel levou a cabo um ataque contra o Irão. E ainda, EUA voltam a vetar o reconhecimento da Palestina como membro da ONU.
Noticiário

4h. MP investiga praxe violenta no Colégio Militar

De acordo com fonte próxima do caso, os menores terão sido submetidos a exercícios físicos forçados durante “duas horas”. E ainda, Costa recusa comentar Operação Influencer
Noticiário

3h. PR sobre Moedas: "caso raro em Portugal"

Marcelo Rebelo de Sousa coloca Carlos Moedas num lote restrito de políticos. E ainda, António Costa não tem perspetiva de ser ouvido pela justiça no âmbito da Operação Influencer.
Noticiário

2h. “Partilhamos vontade de ver Costa na Europa”

A antiga ministra da Habitação diz não ter dúvidas de que os portugueses estariam bem representados por António Costa no Conselho Europeu. E ainda, Benfica está fora da Liga Europa.
Noticiário

1h.Influencer. Costa sem perspetivas de ser ouvido

António Costa recusa falar sobre últimos pormenores da Operaçãpo Influencer e remete esclarecimentos para o advogado. E ainda, Cavaco Silva sai em defesa de Luís Montenegro.
PS

Jantar de homenagem reúne Costa e ex-governantes

Vários ex-governantes jantaram esta quinta-feira num restaurante em Lisboa, que foi homenagem a Costa. "É jantar de pessoas que trabalharam em conjunto e que se querem encontrar", disse antigo PM.
Noticiário

21h. Cavaco Silva sai em defesa do novo Governo

O antigo primeiro-ministro e Presidente pede que se deixe Luís Montenegro governar antes de se fazerem julgamentos. Ainda neste jornal, António Costa vai ser investigado num processo à parte.
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
PGR

DCIAP. Costa investigado num caso à parte 

O ex-primeiro-ministro não será investigado no mesmo processo em que Diogo Lacerda Machado, Vitor Escária e vários ex-ministros são arguidos. Procuradora Rita Madeira será a titular dos autos.
Direto ao Assunto

Costa ao Conselho Europeu? "Há sinal do PSD"

Recém eleita vice-presidente do PPE lembra que já foi dada indicação positiva pelo MNE, mas é preciso esperar pelo resultado das europeias. E pode Lídia Pereira ser cabeça de lista da AD? 
Economia

Pedro Reis quer transparência "cega e permanente"

Sem nunca referir a Operação Influencer, ministro da Economia quer seguir as regras da transparência "sem nuances" e rejeita "contradições" nos projetos "por maiores e mais estratégicos que sejam".
Explicador

Influencer: qual o impacto da decisão da Relação?

Paulo Lona refere que ainda é cedo para avaliar a atuação do MP, mas pede uma análise criteriosa. Paulo Saragoça da Matta diz que decisão da Relação levanta dúvidas sobre como decorreu a investigação.
E o vencedor é...

Marcelo à procura de justiça política para Costa?

MP e PGR perderam depois de "jogar sujo" e Marcelo é um dos "cúmplices" da trapalhada do caso Influencer. A mudança de casa do regulador de transportes e a "casa trancada" de câmaras e ministérios.
Resposta Pronta

"Líderes veem com entusiasmo António Costa na UE"

Paulo Sande diz que um cargo de António Costa na Europa seria muito interessante para Portugal. O especialista em assuntos europeus defende que o conflito no Médio Oriente é um teste para a UE. 
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quais os próximos passos da Operação Influencer?

O MP voltou a ser derrotado depois do tribunal da relação de Lisboa ter dito que não encontrou indícios de crime. Caiu um Governo e temos um sério problema com o descrédito da investigação criminal.
Noticiário

6h. Influencer. MP vai prosseguir investigações

É a reação do Ministério Público depois do Tribunal da Relação ter rejeitado o recurso. E ainda, o Ministro da Educação vai ter hoje a primeira reunião com os sindicatos de professores.
António Costa

Uma Crítica ao Costismo

Tornara-se incompreensível, para ele, como é que alguém não sente o peso de um legado tão grande nas suas costas; como é que arruína, através do entorpecimento, algo cujas dimensões nem vislumbra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora