António Costa

PS

PS. Militantes adversários vão ser suspensos

A Comissão Política do PS vai reunir para dar início ao processo de suspensão dos quase 300 militantes que se candidataram em listas adversárias nas Autárquicas. António Costa não vai estar presente.
Municípios

Costa quer cumprir Finanças Locais em 4 anos

O primeiro-ministro apontou como meta convergir para o cumprimento integral da Lei das Finanças Locais até ao final do atual mandato autárquico.
António Costa

Olhe que não é por mal, Dr. António Costa

1.433
A verdade, Dr. António Costa, é que não é preciso ter saudades de Passos Coelho ou desejar vê-lo a si a descansar em casa, para ter relutância em deitar foguetes com os seus supostos sucessos.
Sondagens

Costa preferido. Mas Santana acelera mais que Rio

2.587
Mais de metade dos inquiridos pela Eurosondagem prefere António Costa para primeiro-ministro. Mas Santana foi escolhido por 30,2% dos portugueses, enquanto Rio obteve 26,9% das respostas.
Sociedade

Costa tem novo Cartão de Cidadão, que faz dez anos

213
Durante a celebração, o primeiro-ministro testou uma "máquina dispensadora" e, com a introdução de alguns dados pessoais, obteve automaticamente um novo Cartão de Cidadão.
António Costa

Politico elege Costa como uma das figuras a seguir

1.724
O primeiro-ministro português é uma das personalidades que "está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa". "Uma coisa rara na Europa de hoje", Costa é descrito como "um socialista bem-sucedido".
Política

Costa que se "desengane", Santana não será "doce"

546
Pedro Santana Lopes aconselhou António Costa a mudar de atitude e respeitar "o maior partido". E deixou um aviso: se pensa que oposição será "mais doce" que se "desengane".
Salário Mínimo Nacional

Costa enaltece "melhoria do salário mínimo"

O Primeiro-Ministro enalteceu esta terça-feira a importância da melhoria do salário mínimo nacional para o crescimento económico e para a redução de desigualdades no país.
Energia

Ligação com Marrocos vai baixar fatura da energia

O primeiro-ministro está na Cimeira Luso-Marroquina, que tem como tema central a criação de uma interconexão elétrica entre os dois países. A ligação vai baixar o valor da fatura energética.
Eurogrupo

Como Costa atacou a UE. A "miopia" segundo Centeno

107
António Costa foi muito crítico da Europa "neoliberal", e do "vírus" da crença nos mercados. Mário Centeno agora lidera o grupo que zela pela ortodoxia, cuja política central ele disse ser "míope".
Eurogrupo

"Está hoje virada a página", diz Costa 

648
Primeiro-ministro diz que eleição de Centeno "reconhece credibilidade internacional" do país. E confessa que lhe deu "especial prazer" depois dos comentários sobre "momento menos felizes" do ministro.
António Costa

Costa quer superar défice acumulado de ignorância

2.911
António Costa, defendeu que Portugal precisa de ultrapassar o défice "do desconhecimento", o do que "acumulamos de ignorância". Este é "maior défice" que o país tem.
Governo

Costa é mais fraco do que se julga

997
Um verdadeiro líder quando fala sobre um tema tem a última palavra e toma a decisão final. Mas Costa fala e não decide, recua e volta a falar. E já todos perceberam que o país tem um PM sem autoridade
PSD

Uma semana no Terceiro Mundo

1.479
Felizmente o dr. Rio dá uma ajuda: a comissão de honra e a lista de apoios declarados, repletos do pior entulho oligárquico que o partido produziu em décadas, são quase um manifesto favorável ao rival
António Costa

Vice-presidente da Comissão elogia Costa

Vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermens, diz que a política do Governo português vai fazer "escola" na Europa. Timmermens é trabalhista e passou pela reunião dos socialistas europeus.
António Costa

O político é um fingidor

920
Já nem é evidente qual é o António Costa que se apresenta perante nós - se o político-malabarista, se o político-champanhe. O político é um fingidor e o povo talvez já nem na verdade acredite.
Zé Pedro (1956-2017)

Costa destaca carisma e elegância do rock

145
O primeiro-ministro lamentou a morte do guitarrista dos Xutos & Pontapés, considerando que personificou como poucos, para várias gerações de portugueses, "o carisma e a elegância do rock".
Eurogrupo

Candidatura de Centeno visa "reunir todos"

António Costa salientou que a candidatura portuguesa à presidência do Eurogrupo procura estabelecer consensos e "reunir todos" à volta dos desafios que a moeda única europeia enfrenta.
África

Costa: "Construir pontes em vez de criar muros"

144
António Costa defendeu, num discurso na cimeira União Europeia - União Africana, que é necessário dar os recursos necessários aos jovens para reduzir "a distância, o isolamento e a desigualdade".
António Costa

O Homem-Elástico

109
Os maiores admiradores do Homem-Elástico julgam-no perfeitamente elástico, capaz de recuperar a forma primitiva quando cessa a acção que o deformava. É o que defende a popular doutrina da “habilidade"
Eurogrupo

Liderança do Eurogrupo decidida na Costa do Marfim

Mário Centeno está à espera de um sinal de António Costa que, nas últimas horas, tem estado em contacto com alguns dos principais líderes europeus na cimeira União Europeia/União Africana.
António Costa

Costa: Justiça é o "único irritante" com Angola

259
O primeiro-ministro considera que o "único irritante" nas relações entre Portugal e Angola é "da exclusiva responsabilidade" da justiça portuguesa. Costa garantiu que Angola concorda com este parecer.
Fogo de Pedrógão Grande

Costa entrega relatório de Pedrógão a provedora

O primeiro-ministro anunciou que irá entregar à provedora de Justiça, na íntegra, o relatório elaborado pelo professor universitário Xavier Viegas sobre as mortes no incêndio de Pedrógão Grande.
António Costa

Sines: "Nova porta" de entrada de gás natural

O primeiro-ministro quer que Sines se torne a "nova porta" de entrada do gás natural na Europa, melhorando assim a "segurança energética" do continente.
Política

Costa quer "casar" coesão com competitividade

O primeiro-ministro defendeu o 'casamento' entre coesão e competitividade na Europa, sem o dogma de haver um "teto de 1%" do PIB da União Europeia, porque há novas necessidades e menos recursos.
Orçamento do Estado

O pior da política

901
Aos que agora descobriram que o “fim da austeridade” é afinal a “rendição à Fenprof”, é preciso perguntar: que esperavam que António Costa fizesse para se manter no governo?
António Costa

As sonecas dos ministros atrás de Costa

15.464
O momento de Mário Centeno com o seu nariz. O tique de Eduardo Cabrita. E os três ministros que adormeceram atrás de António Costa. O que faltava ver da festa de dois anos do Governo em Aveiro.
António Costa

As perguntas difíceis são de borla

1.926
Esperar de um círculo de adultos que se dispõe a receber dinheiro para ir fazer perguntas ao PM e contar que vão lá pôr as mãos no lume dos temas que queimam é mais absurdo que acreditar no Pai Natal.
António Costa

Costa está "com ganas" de ir além do programa

895
António Costa rejeitou a ideia de que o Governo já cumpriu o programa e disse estar "com ganas" de abrir novos caminhos. O primeiro-ministro pediu ainda respeito funcionários públicos.
Fact Check

Fact Check/ Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
PSD

Santana avisa Rio: partido poderá perder moral

146
Santana Lopes garante que o partido poderá perder moral para exigir debates a António Costa daqui a um ano se não os fizer internamente. Rui Rio recusou debater com Santana em todas as distritais.
Base das Lajes

Lajes. Açores querem as casas dos militares

O presidente do Governo regional dos Açores manifestou o interesse em ficar com as 450 casas que eram de militares norte-americanos nas Lajes. António Costa ainda não respondeu.
António Costa

Agradecimento ao Senhor Primeiro-Ministro

823
Gostaria, por exemplo, de saber os nomes de vários dos seus ministros. É que andam tão desaparecidos que quase só são avistados quando há agitação nas ruas ou os telejornais abrem com catástrofes.
António Costa

De vitória em vitória até à derrota final

873
O primeiro-ministro nunca teve um plano, nem bom nem mau. Desde sempre que não faz senão reagir às pressões. Por sorte sua os esforços do governo anterior resultaram com a viragem da economia mundial.
Governo

Painel pago facilita. Costa promete mais em 2018

2.489
O coordenador do estudo revelou que a maior parte (33%) dos participantes escolhidos para fazer perguntas ao Governo votou PSD e CDS em 2015. Apesar da polémica, Costa promete repetir tudo para o ano.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Os melhores e os piores ministros

469
No habitual comentário na SIC, Luís Marques Mendes fez o balanço dos dois primeiros anos do Governo. Castro Mendes, na Cultura, e Tiago Brandão Rodrigues, na Educação, levaram nota negativa.
Infarmed

Excentricidades

940
A trapalhada sobre o INFARMED revela o que há de pior na forma que o primeiro-ministro usa para encontrar desculpas, fabricar ilusões e desviar atenções. O estilo pegou e o Governo vai atrás do chefe.
Governo

Costa. Painel será pago com vales de compras

13.912
Cada elemento do grupo de cidadãos que vai fazer perguntas ao primeiro-ministro receberá 200 euros em vales de compras. Após gastar 11 mil euros em 2016, Governo pagou 45 mil euros este ano.
Fact Check

Fact Check/ Mudar o Infarmed estava previsto há muito tempo?

687
O primeiro-ministro disse que a mudança do Infarmed para o Porto já estava prevista, até porque a proximidade à Agência Europeia do Medicamento era um dos critérios. Mas isso estava na candidatura?
Política

Costa: Portugal não pode hesitar em grandes obras

376
O primeiro-ministro defendeu que Portugal não pode continuar com hesitações relativamente aos grandes empreendimentos, adiando-os ou precipitando-se na sua execução.
António Costa

Costa: mudança do Infarmed já estava decidida

455
Primeiro-ministro garante, em entrevista à Antena 1, que mudança do Infarmed já estava decidida. E adianta que vítimas dos fogos serão compensadas assim que houver posição sobre os critérios.
António Costa

António Costa viu a verdade? Não acreditem

2.226
Quem, em Agosto de 2005, congelou as carreiras da função pública? Um governo em que António Costa era ministro. A oligarquia sempre soube que quando não há dinheiro, não há dinheiro.
Cruz Vermelha

Francisco George assegura mobilização, diz Costa

131
O primeiro-ministro considerou que a escolha de Francisco George para presidente da Cruz Vermelha Portuguesa assegura capacidade de mobilização de um voluntariado "precioso" em casos de socorro.
Assalto em Tancos

Costa sobre Tancos. Situação não se repetirá

227
António Costa sublinhou que o material que estava nos paióis de Tancos foi movimentado para outras instalações que garantem aos portugueses que novo furto de armas não se repetirá.
Infarmed

Costa sobre Infarmed: há tempo para fazer mudança

364
O primeiro-ministro considera a mudança do Infarmed para o Porto "muito importante". António Costa garante que há tempo para fazer a mudança e agradar a todos.
Economia

Costa. Confiança é o mais importante na economia

Num seminário económico luso-tunisino, o primeiro-ministro defendeu que a confiança é o indicador mais importante na economia. António Costa afirmou que Portugal deve fechar 2017 com um défice de 1,4%
António Costa

"Tudo para todos já" é uma ilusão, diz Costa

830
O primeiro-ministro diz ser uma ilusão a ideia de que é possível "tudo para todos já". Mais: "Não podemos consumir todos os recursos disponíveis com quem trabalha no Estado".
António Costa

Costa na Tunísia com mensagens contra terrorismo

O primeiro-ministro transmitiu mensagens de empenhamento de Portugal na prevenção e combate ao terrorismo e manifestou um claro apoio ao processo de consolidação democrática da Tunísia.
António Costa

Costa diz que Europa nem sempre escolhe bem

O primeiro-ministro elogiou o percurso da candidatura do Porto para acolher a sede da EMA, apesar da derrota, e lamentou que a Europa nestes processos nem sempre faça as melhores escolhas.
União Europeia

Candidatura do Porto era "das melhores", diz Costa

O primeiro-ministro considerou que a candidatura do Porto à Agência Europeia do Medicamento era "claramente uma das melhores", endereçando "uma mensagem de parabéns" à cidade.
António Costa

Costa recebido na Tunísia com fado e Ronaldo

O primeiro-ministro foi recebido no Liceu Sadiki, em Tunes, por dezena e meia de alunos de português, numa conversa em que Cristiano Ronaldo foi tema central e onde se cantou o fado.
Professores

A cedência aos professores tem um preço muito alto

591
Foi assim que chegámos à primeira bancarrota, e à segunda, e à terceira. Mas é assim que António Costa tem pago a factura do apoio do Bloco e do PCP. Os portugueses pagarão o preço deste clientelismo.
Primeiro-Ministro

António Costa na 4.ª Cimeira Luso-Tunisina

António Costa estará em Tunes para participar na 4ª Cimeira Luso-Tunisina, com a qual Portugal pretende reforçar uma parceria estratégica política e económica com este país do norte de África.
Primeiro-Ministro

António Costa: o eterno número dois

902
Costa está a substituir o líder porque não há outro e porque Sócrates não pode liderar o PS. O PS socrático não tem hoje alternativa. Mas eles sabem que o PM não é o verdadeiro líder do seu partido.
António Costa

Costa não comenta "vida interna de Angola"

António Costa não comenta aquilo que diz serem "assuntos da vida de interna de Angola". O primeiro-ministro considera a cimeira UE-África uma boa oportunidade para falar com João Lourenço.
Presidente do Eurogrupo

Costa sobre Centeno no Eurogrupo: "Vamos ver"

“Vamos ver. Neste momento, o prazo de candidaturas abriu hoje, temos até dia 30 para tomar uma decisão. Cada coisa no seu devido momento", diz Costa sobre a candidatura de Centeno ao Eurogrupo.
Professores

Costa admite progressão de carreiras "em abstrato"

981
O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta sexta-feira que a possibilidade de contabilização dos mais de nove anos em que as carreiras dos professores estiveram congeladas existe "em abstrato".
António Costa

Chapa dada, chapa tirada

981
António Costa definiu esta semana a sua política como sendo de “chapa ganha, chapa distribuída”. O que não disse foi que muitas chapas distribuídas não são de facto chapas ganhas, mas chapas falsas.
Crédito

Costa: "Temos de ser menos dependentes do crédito"

258
António Costa apelou à diminuição da dependência portuguesa do crédito. O primeiro-ministro recordou as lições que se aprenderam com a crise económica.
Sociedade

SEF diz que "inovação" de Costa tem 10 anos

1.404
António Costa anunciou que os inspetores do SEF passariam a controlar cruzeiros a bordo para atenuar falta de pessoal. Contudo, inspetores dizem que medida tem dez anos e é "quase controlo de charme".
Legionela

Legionella: é preciso esperar inquérito, diz Costa

António Costa considera necessário aguardar pela conclusão do inquérito para apurar responsabilidades sobre a falha que estará na origem do surto de legionella no Hospital de São Francisco Xavier.
Política

Governo vai descongelar carreiras de professores

António Costa afirmou que o cronómetro da carreira dos professores a contar será reposto, mas que a reposição imediata e total dos anos de congelamento custaria 650 milhões de euros.
Incêndios

Fogos. PR e CDS satisfeitos com apoio a feridos

Marcelo mostrou-se satisfeito com o apoio dado pelo Governo aos feridos graves dos incêndios. Assunção Cristas, líder do CDS, fez um post no Facebook a dizer que o Governo lhe deu razão.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site