A Coreia do Norte lançou três mísseis de curto alcance para o Mar do Japão, informou o exército sul-coreano, que suspeita poder tratar-se de um novo modelo de projétil desenvolvido pelo regime de Pyongyang.

Os projéteis foram disparados por volta das 07:30 (23:30 de sexta-feira em Lisboa), a partir da localidade de Wonsan, no sudeste do país, e percorreram 210 quilómetros no ar antes de cair no Mar do Japão, segundo Seul.

O exército sul-coreano “está atento aos movimentos da Coreia do Norte e vigia possíveis lançamentos adicionais”, disse um alto quadro militar à agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Seul está analisar se os projéteis correspondem a um novo modelo de míssil de curto alcance como os lançados nos dias 14 de agosto e 01 de setembro, segundo a mesma fonte.

O ensaio de hoje eleva a 19 o número de lançamentos de mísseis ou ‘rockets’ efetuados este ano e a 111 o total de projéteis disparados, segundo dados do exército sul-coreano.

A Coreia do Norte e Coreia do Sul continuam tecnicamente em guerra desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Os Estados Unidos mantêm estacionadas 28.500 tropas na Coreia do Sul no âmbito da assistência ao parceiro asiático.

Na quinta-feira passada, Seul e Washington anunciaram a criação da primeira divisão conjunta das suas forças armadas para operações de guerra, uma unidade que começará a operar no primeiro semestre de 2015 e que poderá gerar novas tensões com Pyongyang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR