A publicação espanhola ABC listou vários truques para que os utilizadores do iPhone e iPad da Apple tirem o maior partido do novo sistema operativo da marca da maçã, o iOS 8.

1. Ativar os contactos favoritos

A primeira vantagem que o iOS 8 introduz é a possibilidade de listar os contactos favoritos, com acesso direto, fazendo duplo clique no botão inicial. Para ativar esta opção, os utilizadores devem clicar no ícone reservado às chamadas. Na parte inferior esquerda, aparece uma aba onde o utilizador pode adicionar os contactos favoritos, que aparecem no ecrã.

2. Quer ligar? Diga “Oi Siri”

Com o novo sistema operativo, os utilizadores podem começara a falar com um assistente virtual quando o telefone está ligado à corrente, sem terem de clicar no botão de início. Basta dizerem “Oi Siri” para fazerem chamadas, enviarem mensagens ou criarem notas. Se perguntarem “que música está a tocar?”, também têm resposta, porque a ferramenta está interligada com a aplicação Shazam, que reconhece e identifica as músicas que estão a tocar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Gerir o e-mail, deslizando o dedo

Agora é possível marcar ou eliminar um e-mail apenas com o deslizar do dedo para a esquerda. Quem quiser alterar esta funcionalidade, deve entrar no ícone “Definições”, na opção “Mail, Contactos, Calendário”e clicar nas opções de deslize. Nesta opção, também é possível colocar a assinatura do utilizador no final de cada mensagem de email.

4. Esconder as notificações de um contacto específico

Além de poder bloquear um contacto, o novo sistema operativo da Apple permite silenciar as notificações daquela pessoa em específico. Desta forma, evitar estar a receber constantemente notificações da pessoa que não quer que o incomode. Para ativar esta opção, deve clicar no contacto, na opção “detalhes” e, de seguida, não” incomodar”.

5. Enviar uma mensagem de áudio

Se quiser enviar uma mensagem de áudio a um dos seus contactos, já não precisa de utilizar a app WhatsApp. O iOS 8 permite que o faça a partir do iMessage, a aplicação de mensagens do iPhone. Basta clicar no ícone com o microfone para começar a gravar. Para enviar a gravação, o utilizador deve deslizar o dedo para a esquerda. Se deslizar para a direita, apaga-a.

6. Obter avisos de resposta a e-mails

Com o novo sistema operativo da Apple, os utilizadores podem obter avisos de resposta às suas mensagens de correio eletrónico. Ao abrir a mensagem, devem clicar no ícone representado por uma bandeira, e ativar a opção “Notificar”.

7. Tirar fotografias com temporizador

Se quiser aparecer na fotografia, já não é obrigado a tirar selfies. O iOS 8 permite que os proprietários do iPhone utilizem um temporizador, tal como nas máquinas fotográficas tradicionais. Para ativar a opção, deve clicar no ícone que representa um relógio e escolher uma opção entre 3 e 10 segundos.

8. Descobrir a app que consome mais bateria

É um dos motivos que mais queixas levanta entre os utilizadores do iPhone: a duração da bateria. Agora, é possível identificar qual é a aplicação que mais rouba a autonomia do aparelho. Basta ir a “Definições”, seguir para “Geral”, depois para “Utilização” e “Utilização da bateria”.

9. Enviar a última localização do iPhone

A ferramenta “Encontrar iPhone” do novo sistema operativo permite enviar automaticamente a localização do smartphone quando este estiver com pouca bateria. Basta ir a “Definições”, seguir para “iCloud”, “Encontrar iPhone” e ativar a opção “Enviar a última localização”.

10. Adicionar widgets na central de notificações

Com o iOS 8 é possível introduzir widgets na central de notificações. Como? Deslizando o dedo de cima para baixo  no ecrã do iPhone e clicando na opção “Editar”.

11. Integrar teclados novos

Não precisa de limitar a sua escrita aos teclados que vêm integrados no iPhone. Se quiser, pode introduzir novas opções, como o Swype ou o Swiftkey. Basta descarregar as respetivas aplicações e depois clicar no ícone “Definições”, seguir para “Teclados” e escolher a opção “Adicionar novo teclado”.

 

Veja neste vídeo da MacRumors mais alguns truques do novo iOs 8: