A que “sabe” Lisboa? Ou, mais precisamente, o Bairro Alto e o Príncipe Real? O 10Best, portal de viagens associado ao norte-americano USA Today, voltou a centrar as atenções em Portugal e, desta vez, escolheu os 10 melhores restaurantes na zona geográfica referida. Da cozinha portuguesa a paladares mais internacionais, o jornalista Paul Bernhardt, que vive na capital há cerca de 10 anos, fez uma viagem entre sabores, receitas e culturas.

O itinerário contempla espaços como o Antigo 1º de Maio, um negócio de família que aposta na cozinha tradicional do país que o viu nascer, mas também o Carmo Restaurante & Bar é motivo de conversa devido aos sabores ibéricos e ao “atrativo terraço”. Não muito longe, fica o famoso Bistro 100 Maneiras cuja cozinha está sob o comando do chef Ljubomir Stanisic, nativo da ex-Jugoslávia, que faz interpretações “loucas e selvagens das receitas preferidas de Portugal”. Talvez por isso seja um ponto de encontro para fashionistas, tal como descreve Bernhardt.

Mas há mais mundo em Lisboa: desde a essência marroquina que chega às mesas do Flor da Laranja, cuja atmosfera é mourisca, à gastronomia italiana que ocupa espaço no Casanostra. O vinho é rei no Grapes & Bites, até pela “fantástica carta” que é de “devorar”. Mas caso a fome não seja uma prioridade, aqui é possível beber apenas um (ou dois) copo(s) e descontrair.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já entrando no mapa que delimita o Príncipe Real, o destaque vai para o “melhor restaurante vegetariano da cidade”, isto é, o Terra, situado num edifício datado do século XVIII e com direito a jardins privados. À comida vegan que ali é servida, juntam-se pratos preparados de acordo com determinadas crenças religiosas.

A lista termina com o La Paparrucha, um “dos mais notáveis restaurantes argentinos de Lisboa”, escreve o jornalista britânico, mas não só. Caso lhe apeteça pratos mais caseiros, há sempre a hipótese de passar pelo “pequenino” Tascardoso, enquanto os paladares brasileiros têm lugar marcado na Comida de Santo, aberto desde 1981.

Esta não é a primeira vez que o 10Best “vem” a Portugal. No início de agosto, o Alentejo foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar, de acordo com uma votação promovida pelo USA Today, o maior diário norte-americano, e pelo portal 10Best. O destino luso ficou à frente de nomes sonantes no universo vínico, como Champanhe (França) e La Rioja (Espanha).